sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Elles querem ganhar no tapetão: No TSE, PSDB e DEM acusam PT de propaganda eleitoral antecipada pró-Dilma

 

Os Amigos do Presidente Lula




O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Democratas (DEM) entraram com duas representações, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que pedem a cassação do direito de transmissão do programa partidário do Partido dos Trabalhadores (PT) neste primeiro semestre de 2010 e aplicação de multa por propaganda eleitoral antecipada.

Os dois partidos sustentam que o PT exibiu em bloco nacional, no dia 10 de dezembro de 2009, no horário destinado à propaganda partidária, programa em que teria havido a promoção da candidatura à presidência da República da atual ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Com a mesma finalidade, o PT também teria feito propaganda fora de época da ministra, em forma de inserções nacionais no rádio e na televisão, durante o mês de dezembro.

No primeiro caso, os dois partidos acusam o PT de ter utilizado parte do tempo do programa para promover a ministra. Além disso, o PT teria desvirtuado a finalidade do espaço gratuito para a divulgação, "de forma falseada e distorcida", que o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi direcionado para a classe mais rica da população.

No caso, dizem os partidos, o PT divulgou sua posição em relação a temas político-comunitários de forma abusiva e ilegal. Acentuam que o Partido dos Trabalhadores, durante a veiculação da propaganda partidária, não se limitou à discussão de temas de interesse político-comunitários, "mas à ilegal comparação entre as atuações de governos sob a direção de agremiações adversárias", o que configuraria propaganda eleitoral subliminar e fora do período autorizado em lei.

No caso das inserções nacionais, veiculadas durante o mês de dezembro, o PSDB e o DEM acusam o PT de fazer propaganda em favor da ministra Dilma Rousseff. Salientam os partidos que, apesar de não ter havido menção direta à disputa e eleitoral e à ministra, houve, de forma dissimulada, claras referências às eleições de 2010, quando a mensagem se refere ao desejo do PT de dar continuidade a seus avanços depois do atual período de governo.

De acordo com os partidos, é clara a percepção de que a mensagem "se resume a um pedido feito pelo presidente para que os eleitores brasileiros elejam sua escolhida para sucedê-lo, como garantia de perenização de seus propalados avanços".

As duas representações estão com a relatoria do corregedor-geral eleitoral, ministro Felix Fischer. As informações são do site do TSE e Uol.E você análisa a notícia e comenta!!

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), foi vaiado por moradores do bairro Jardim Romano



O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), foi vaiado na manhã desta sexta-feira por moradores de um conjunto habitacional atingido pelas enchentes na região do Jardim Romano, na zona leste, que está alagado há um mês. A informação é da Futura Press.

Dois grupos de moradores fizeram manifestações nesta manhã, após os novos alagamentos que atingiram bairros da região durante a chuva de quinta-feira. Eles queimaram pneus e móveis e o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado.

O bairro está alagado desde as chuvas que atingiram a cidade de São Paulo entre os dias 7 e 8 de dezembro do ano passado. Segundo os moradores, a Sabesp deixou vazar para o bairro o esgoto  o  que  tem facilitando os alagamentos e dificultado o escoamento.

 Após um mes, tudo igual no Jardim Pantanal

Desesperança é o principal sentimento dos moradores que continuam em casas e ruas alagadas do Jardim Romano, na zona leste de São Paulo. Quem mora na área há mais de 20 anos contabiliza vários prejuízos e se entristece ao ver o mesmo cenário há um mês. Outros seis bairros da região enfrentam o problema e, após as chuvas de ontem, mais áreas ficaram ilhadas.

Moradora há 27 anos da Rua Capachós, lugar que virou símbolo da situação do bairro, a comerciante Lúcia Maria Dutra tem água em casa desde o dia 8 de dezembro. Além de as paredes estarem mofadas e os móveis, danificados, ela perdeu dois inquilinos. Eles não aguentaram a situação. Para piorar, a doceria na frente da casa, que lhe rendia R$ 1 mil por mês, está alagada.

Vizinha de Lúcia, a diarista Josefa Santos da Silva, de 64, confirma que não havia nada quando chegou, há 30 anos. Com a casa ainda alagada, ela colocou os móveis mofados sobre blocos de cimento para evitar mais prejuízos. “Tirei não sei quantos baldes d’água. Estou com os braços doendo e alergia de tanto usar cloro.”
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) afirmou que “o que era um alagamento por algumas horas se tornou um alagamento permanente, apenas sendo eliminado com o uso de bombas”. “Essa é a razão do esforço adicional, de uma força-tarefa que a Prefeitura constituiu na região para antecipar a transferência das famílias em função do projeto (do parque linear) que já existia.”

As bombas, no entanto, só são ligadas quando o nível de água baixa. Na terça-feira, a Rua Capachós chegou a ficar seca por algumas horas, até que voltou a chover. aqui para o JT

Água contaminada da Sabesp deixa 1,5 mil pessoas com diarreia nas praias do Guarujá

Guarujá, município localizado na Baixada Santista, enfrenta um surto de diarreia. Da segunda quinzena de dezembro até esta semana, segundo a prefeitura da cidade paulista, ao menos 1,5 mil pessoas procuraram prontos-socorros com sintomas como diarreia, vômito e fortes dores no corpo. A médica e diretora da Vigilância em Saúde da cidade, Lídia Maria de Araújo Lima, afirma que as prováveis causas são a contaminação da água e a ingestão de alimentos estragados, principalmente na orla da praia.

Mas para o infectologista Caio Rosenthal, do Hospital Emílio Ribas, de São Paulo, a água da Sabesp que abastece o Guarujá pode estar contaminada com um agente causador da diarreia. "Provavelmente, é a água que está irrigando um certo bairro ou comunidade que está contaminada", afirma. De acordo com ele, um surto provocado por alimentos atingiria uma população menor, de até 50 pessoas.

A Vigilância em Saúde coletou água em dois locais na Praia de Pitangueiras. As amostras foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e o resultado deve sair neste mês.

DEM foi o partido que mais perdeu filiados desde 2006.PT foi o partido que mais cresceu desde outubro de 2002



No segundo mandato do Presidente Lula, o DEM foi o partido que mais perdeu filiados em todo o país: 38,1 mil. Foi o único da oposição que reduziu o número de integrantes. Da base de sustentação do governo Lula, o PP também perdeu apoio, de 12 mil filiados. DEM e PP têm raízes na Arena, partido que sustentou os governos militares.

A mudança de nome do PFL para DEM e a reestruturação da direção da legenda, em 2007, não renderam ao partido um crescimento significativo de filiados. Em 2008, o DEM obteve pouco menos de uma centena de novos integrantes, mas não reverteu a tendência de queda registrada no segundo mandato de Lula. Para o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), a oposição "vive um momento de dificuldade", mas não deve alterar o discurso: "Não vamos mudar. Quem tem de mudar é o PT."

PSDB e PPS, que compõem com o DEM a oposição ao governo federal, cresceram, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O aumento de filiados dos dois partidos foi registrado não só no segundo mandato de Lula, mas também no primeiro. Desde que o Presidente Lula foi eleito, no fim de 2002, os tucanos ganharam mais de 113 mil integrantes e o PPS, 108,7 mil.

O PP, ao contrário da maioria dos partidos da base aliada ao governo, perdeu filiados desde o início do governo Lula: foram 155 mil, do fim de 2002, quando o presidente já tinha sido eleito, até novembro de 2009. A queda foi concentrada no primeiro mandato de Lula, quando 143 mil pessoas saíram da legenda.

No segundo mandato do petista, o PMDB ganhou pouco mais de 1,1 mil filiados. O partido aderiu institucionalmente ao governo e ampliou sua participação nos ministérios. Com isso, os pemedebistas reverteram a redução de seus filiados registrada no primeiro mandato. Durante todo o governo Lula, até novembro de 2009, o PMDB foi o partido que mais perdeu filiados: 176 mil.

Dirigentes do PP, do DEM e do PMDB citam os mesmos argumentos para tentar explicar a queda do número de filiados: recadastramentos feitos pelos partidos "limparam" dos registros os que já morreram e não foram suficientemente atrativos para trazer novos integrantes.

No caso do DEM, dirigentes citam que o partido perdeu quadros quando deixou de ser PFL, por deficiência no recadastramento dos filiados e na campanha de filiação. Os números do TSE, no entanto, já indicavam a tendência de queda desde o fim do governo Fernando Henrique Cardoso. "O PSDB não perdeu tantos filiados porque comanda colégios eleitorais importantes, como São Paulo e Minas Gerais", comentou Aleluia. O presidente do PP senador Francisco Dornelles (RJ) disse que a redução não é preocupante, já que o partido continua sendo o segundo maior, atrás apenas do PMDB.

O partido que mais cresceu desde outubro de 2002 foi o PT: a legenda informou ao TSE ter ganho 417 mil filiados. O número pode ser ainda maior, já que a Justiça Eleitoral registra que o PT tem, atualmente, 1,246 milhão de filiados e dados fornecidos pelo partido indicam que a sigla tem 1,35 milhão. Durante o governo Lula, o PT fez uma intensa campanha de filiação.

Os dados mais recentes do TSE, de novembro de 2009, indicam que o PSDB tem mais filiados no Nordeste do que o PT: 22,69% dos tucanos estão na região contra 21,07% dos petistas. No Sudeste, a situação é inversa e o PT tem 46,66% e o PSDB, 40,52%. O DEM tem quase 30% de todos os filiados no Nordeste.Valor Econômico

Movimento “Fora Arruda”

CUT-DF prepara novas mobilizações para janeiro


A CUT-DF realiza nesta sexta-feira, dia 8, uma reunião com o objetivo de discutir as próximas ações que a Central realizará pedindo o impeachment do governador José Roberto Arruda (sem partido) e de seu vice, Paulo Octávio (DEM), assim como os demais denunciados na Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal.

Na próxima segunda-feira, dia 11, termina o recesso parlamentar da Assembléia Legislativa do DF.

"Não deixarmos as lágrimas do governador Arruda enganarem mais uma vez os desavisados, vamos realizar mobilizações, promovendo ações e atividades para mantendo alerta os investigadores e pressionando para que o julgamento dos envolvidos aconteça urgentemente, com a devida isenção, e resultando no afastamento imediato dos culpados", destacou a presidente da CUT-DF, Rejane Pitanga.

Quem tem Cantanhêde como lobista não precisa de inimigos

Só rindo mesmo: Eliane Cantanhede propõe Fusca voador como caça da FAB, segundo Brizola Neto


Quem teve a "brilhante" idéia de vazar para imprensa o suposto relatório sobre a escolha de caças, que a FAB não reconhece como oficial, já deve estar arrependido.

Ao escalar Eliane Cantanhêde como defensora do SAAB/Gripen, o alopramento fugiu ao controle, e seus textos estão ridicularizando a pretensa escolha.

Na sua última "defesa enfática" do Gripen, nos brindou com essa pérola:

... Um país rico, belicoso, que invade o Paquistão e o Afeganistão sem cerimônia, certamente prefere o Mercedes. Mas, no Brasil, bonachão e de Orçamento apertado, é um luxo caro e sem sentido.

... A FAB... conclui que um fusca zero, de última geração, está de bom tamanho para um país como o Brasil."


Chamar as responsabilidades de defesa do Brasil pela FAB de "bonachonas", e dizer simbolicamente que "um fusca zero estaria de bom tamanho" ... ninguém merece.

A empresa SAAB/Gripen, que seria a beneficiária da "defesa" de Cantanhete, só está conseguindo propaganda negativa.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010


Alexandre Garcia, porta-voz de golpistas

Alexandre Garcia não esquece suas origens fascistas. Ele foi subsecretário de imprensa e porta-voz do general João Batista Figueiredo nos estertores da ditadura militar. Na época, ele já era metido a playboyzinho de luxo e foi exonerado após posar seminu numa revista masculina. Os generais não toleram suas aberrações. Imagine se ele fosse exonerado pelas besteiras que diz na TV Globo e em outros cantos. Não iria sobrar emprego para o porta-voz rastaqüera dos golpistas.Leia a matéria completa aqui

Petrobras é 9ª empresa mais valiosa do mundo

A Petrobras é a nona colocada num ranking das empresas com maior valor de mercado no mundo. A lista foi divulgada nesta quinta-feira pela consultoria Ernst & Young.

A lider do ranking é a PetroChina (com US$ 353,174 bilhões), segundo a Ernst & Young.A segunda empresa com maior valor de mercado do mundo é a americana Exxon Mobil, com US$ 323,717 bilhões, e a terceira é a também americana Microsoft, com um valor de mercado de US$ 270,636 bilhões em 31 de dezembro do ano passado.

As empresas de energia dominam a lista, na qual, das dez primeiras, quatro são americanas e três chinesas: PetroChina, Exxon Mobil, Microsoft, Bank of China, Walmart, China Construction Bank, BHP Billiton, HSBC, Petrobras e Google.

Os Estados Unidos lideram o ranking com 38 empresas, seguido da China, com 11, e o Reino Unido, com 8. Na nona posição dentre os países, a Espanha está representada por três empresas, duas a menos que no final de dezembro de 2008 e o mesmo número que em 2007.

O Banco Santander encontra-se na 36ª posição, com um valor de mercado de US$ 136,282 bilhões; a Telefónica, na 39ª (US$ 127,745 bilhões), e o Banco Bilbao Vizcaya, na 76ª (US$ 68,414 bilhões). O valor de mercado total das 100 maiores empresas do mundo passou para US$ 11,9 trilhões em 31 de dezembro, 28% a mais que no ano anterior.(Com informações da Agência de Notícias Efe)

José Serra manda PM reprimir protesto: Policias agridem manifestantes e saca arma durante protesto contra aumento de passagens



Manifestantes do movimento Passe Livre foram agredidos por  policiais militares  nesta quinta-feira nas proximidades do terminal Parque Dom Pedro, na região central de São Paulo. Os PMs utilizaram bombas de efeito moral para conter o protesto contra o aumento de passagem do transporte coletivo.


As agressões começaram, quando  PMs, impediram os manifestantes de seguirem até o terminal de ônibus.Um policial chegou a sacar uma arma (foto) para ameaçar os manifestantes .A manifestação teve início na região da praça da Sé.

Serra mentiroso: Fábrica de vacinas do governo de São Paulo, José Serra, está parada...enquanto isso, o governador se apropria das vacinas do Governo Federal

Após dois anos de atraso – e de ter sido mostrada recentemente em propaganda política supostamente funcionando -, a fábrica de vacinas contra as gripes sazonal e suína do governo de São Paulo está parada, admitiu ontem a administração. A unidade ainda não obteve nem mesmo a validação dos seus processos por parte do laboratório francês Sanofi-Aventis.

A aprovação é o primeiro passo para São Paulo começar a fabricação nacional de vacinas contra a doença. A unidade, que funcionará na Fundação Butantã, também deverá completar o processo de produção de doses a granel contra gripe suína enviadas pela empresa, que transferiu tecnologia para a fabricação.

A situação, a princípio, não deverá afetar a vacinação deste ano contra as gripes suína e sazonal. Isso porque o Ministério da Saúde adquiriu doses prontas importadas  e enviou para o governo José Serra (PSDB) promete medidas para dar conta da demanda de 33 milhões de doses contra o vírus H1N1 encomendadas pelo ministério da saúde.

O governernador José Serra, porém, havia divulgado que as atividades na nova fábrica já tinham começado e que as primeiras vacinas nacionais contra a gripe suína seriam entregues neste mês. Em outubro, em propaganda do PSDB, o governador, candidato à Presidência, afirmou: “Nós fizemos aqui a primeira fábrica de vacinas contra a gripe comum e a gripe suína.” Depois, surgiam imagens da fábrica funcionando. Em seguida, o locutor informava: “A produção começa agora em outubro.”

A notícia de que a fábrica não está validada foi classificada como “surpresa” pelo secretário de Ciência do ministério, Reinaldo Guimarães, que destacou, porém, que não faltarão vacinas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia também:

Ministério da Saúde desmente Serra e interpreta gesto como oportunismo político: distribuição de vacina da gripe será só nacional

 Serra recebe vacinas compradas pelo governo Lula, omite o nome do Presidente em seu discurso e não convida governistas para cerimônia


DEM, PPS e PSDB, tentam derrubar MP que dá recursos ao PAC

Neste início de ano eleitoral, a oposição tenta derrubar a Medida Provisória 477, de 2009, que destina recursos para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O PSDB ajuizou uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) junto ao Supremo Tribunal Federal para contestar a MP. A medida, publicada no Diário Oficial da União no penúltimo dia do ano passado, concede crédito extraordinário de R$ 18,19 bilhões e beneficiará especialmente obras do PAC, comandadas pela ministra Dilma Rousseff, pré-candidata à sucessão presidencial.

O crédito extraordinário previsto pela MP 477 será distribuído entre diversos órgãos e entidades do Executivo e reforçarão o caixa de obras de saneamento básico e de investimentos como a manutenção de rodovias federais.

Além da divergência sobre os créditos extraordinários, governo e oposição ainda não se entenderam sobre o Orçamento de 2010. Ontem, o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), reforçou as críticas ao relator, Geraldo Magela (PT-DF), a quem acusou de ter abusado da função de relator e de ter feito uma peça orçamentária "eleitoral".

Na votação do Orçamento, no fim de dezembro, a oposição não aceitou as emendas individuais apresentadas por Magela e pressionou pela redistribuição desses recursos. "Magela quis se colocar acima dos parlamentares. Ele achou que era o dono do Orçamento", disse Caiado. O relator rebateu as críticas e classificou-as como um "desequilíbrio" de Caiado.

O Distrito Federal, colégio eleitoral de Magela, receberá R$ 171 milhões a menos do que o petista pretendia. Sergipe, colégio eleitoral do presidente da Comissão de Orçamento, senador Almeida Lima (PMDB), também receberá R$ 117 milhões a menos do que Lima tentou destinar. São as duas maiores reduções entre todos os Estados, na comparação entre o que foi apresentado por Magela e o que foi acordado entre governo e oposição.

Nenhum comentário: