terça-feira, 24 de novembro de 2009


Quando o povo diz NÃO

Eduardo Guimarães


Se a mídia fosse um cirurgião plástico e o governador de São Paulo, José Serra, um seu paciente, ao fim da fracassada operação de embelezamento político o médico teria que dizer o seguinte ao operado:

-- Fiz o que pude, mas milagre não faço.

Convenhamos, “eles” fizeram tudo o que estava ao alcance de suas faculdades. Inventaram um “apagão”, mantiveram-no em evidência e total preponderância no noticiário por mais de uma semana, sacrificaram os fatos e a verdade até o limite do bizarro, mas ainda não foi desta vez que tiveram sucesso.

Onde está a queda de popularidade que disseram que Lula sofreria por causa do “apagão”? Onde está a morte política de Dilma Rousseff que prognosticaram? Por que Serra cai de forma tão lenta, gradual e segura e Dilma faz o caminho inverso, se ela é uma candidata tão ruim e Lula não transfere votos?

Sim, são boas perguntas, que levam os mentalmente sadios à conclusão de que a posição de favoritismo do governador paulista nas pesquisas é frágil como a primeira casa dos três porquinhos, a de palha. Está caindo antes de o “Lobo Mau” sequer começar a soprar.

Todavia, quero chamar atenção para o fato mais espantoso da pesquisa CNT-Sensus divulgada ontem, o qual, inexplicavelmente, parece ter chamado pouca – ou nenhuma? – atenção. Refiro-me a Marina Silva ter construído, em tão pouco tempo, a maior rejeição entre todos os candidatos, superior até à de Dilma, que tem a segunda rejeição mais alta.

Quietinha, quietinha, com aquela carinha de tímida, sem comprar briga com ninguém, dando apenas umas estocadinhas no governo que integrou por tantos anos, Marina aparece na pesquisa com 38% de rejeição (!?). E o pior é que eu disse aqui que isso aconteceria, e que, depois de ter acontecido, os que a cooptaram dariam um tempinho e, depois, um belo de um chute nela. Esperem e verão.

Mas o que este texto quer declarar mesmo é que, mais uma vez, o povo disse um enorme NÃO à mídia. Havia dito em 2002 e em 2006, além de em todas as vezes que teimou em responder positivamente sobre Lula nas pesquisas feitas após cada novo “escândalo” inventado.

O que a mídia parece não entender é que, quando o povo diz não, quer dizer não mesmo, e não sim. Eu é que não consigo entender qual é a parte do advérbio de negação que o povo lhe diz que a imprensa golpista não está entendendo...




Denúncia

Por que escondem a Confecom

Atualizado às 12h31m de 23 de novembro de 2009





Faça um teste, leitor: pergunte aleatoriamente, por aí – ao taxista, ao garçom, ao gerente do banco, ao vizinho, ao médico e a quem mais quiser –, o que é a Confecom. Você descobrirá que mesmo pessoas que se consideram bem informadas desconhecem completamente o assunto.

Divido a casa em que fica meu escritório com amigos de juventude que têm, no mesmo imóvel, um escritório de contabilidade. Eles lêem, diariamente, vários jornais – Jornal da Tarde, Agora e até, vez por outra, o Valor Econômico, que chega até nós de forma misteriosa e gratuita com alguma freqüência, sendo atirado em nosso quintal pela manhã dentro de um envelope plástico. Sem falar da Globo News e da Veja no fim de semana.

Meus amigos não sabiam do que eu falava quando lhes contei que serei delegado por São Paulo na Conferência Nacional de Comunicação, que acontecerá de 14 a 17 de dezembro em Brasília, sendo que o presidente Lula abrirá pessoalmente os trabalhos dessa Conferência devido à importância do evento.

Como esses meus amigos, os meus vizinhos, o porteiro do meu prédio, enfim, praticamente todos os conhecidos com os quais falei sobre o assunto nos últimos dois dias, não tinham a menor idéia do que seria essa tal de “Confecom”.

A dúvida que surge normalmente entre as pessoas às quais informo que acontecerá uma Conferência de Comunicação no Brasil é sobre por que a imprensa, que poderá ser a grande afetada pelas deliberações dessa Conferência, não informa e nem discute o assunto.

Para entender por que, usarei dois raros textos sobre o assunto Confecom, os quais foram publicados só no fim da semana passada e, surpreendentemente, pelo jornal O Estado de São Paulo, ainda que tais textos tenham levantado suspeitas sobre os objetivos da Conferência.

No dia 19, o Estadão publicou artigo de Eugênio Bucci, que, de janeiro de 2003 a abril de 2007, dirigiu a Radiobrás (Empresa Brasileira de Comunicação S.A). E que, depois, passou a escrever naquele jornal.

O texto é denso, um pouco longo e, apesar de fazer coro com os novos “patrões” de Bucci no mercado, tem o mérito de fazer também as pessoas entenderem o que, pela baixa repercussão que tem tido o assunto Confecom na blogosfera, ainda não se preocuparam em entender, ou seja, a importância da última das muitas conferências convocadas pelo atual governo.

Se quiser se informar bem sobre o assunto Confecom, portanto, leia o artigo de Bucci clicando aqui. E, em seguida, editorial do Estadão, publicado três dias depois (22 de novembro), clicando aqui. O editorial apenas confirma as preocupações midiáticas elencadas pelo ex-manda-chuva da Radiobrás no primeiro texto do jornal sobre o assunto.

Mas, se não tiver tempo de ler tudo, passo agora a resumir para você a preocupação de parte da mídia e a importância da Conferência de Comunicação.

Primeiro, vamos entender o seguinte: a Confecom, como já disse aqui, não terá, obviamente, caráter deliberativo ou legislador. Mas terá peso político devido à representatividade da delegação que irá discutir a Comunicação em Brasília no mês que vem.

Apesar de entidades patronais como a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), que representa Globo, SBT, Record e outros, ou a ANJ (Associação Nacional de Jornais), que representa veículos como Folha, Estadão, Globo etc., terem abandonado as pré-conferências sob a desculpa de que os movimentos sociais, que debatiam pelo setor sociedade civil, estariam querendo “censurar” a imprensa a mando do governo Lula, veículos como a tevê Bandeirantes e a Rede TV! criaram e encabeçaram a Abra, associação de radiodifusores dissidente da Abert que participará da Conferência de Comunicação.

Além disso, as operadoras de telefonia participaram – e continuarão participando – da Conferência através da Telebrasil, entidade que reúne operadoras de telefonia como a Tim, a Telefônica, a Vivo, a Claro, a OI etc.

Essas “teles” pretendem produzir conteúdo midiático, o que está deixando o PIG de cabelos em pé, pois enquanto este movimenta coisa de 10 bilhões de reais, as “teles” movimentam dez vezes mais do que isso, no mínimo, tendo dinheiro de sobra para competir com Folhas, Vejas, Estadões e Globos.

Como a Confecom foi convocada e será bancada pelo governo Lula, os mesmos Folhas, Globos, Vejas e Estadões acham que o governo estaria manipulando os movimentos sociais que irão à conferência pelo setor sociedade civil – como se sabe, a Confecom reunirá cerca de 1.500 delegados, de todas as unidades federativas, que se subdividirão em setor público, setor empresarial e sociedade civil, na respectiva proporção de 20%, 40% e 40% dos delegados.

São bobagens a que os dois textos do Estadão, linkados acima, dão asas. Ninguém quer censurar a mídia, mas fazer com que não só a mídia possa falar para as massas no Brasil.

A Confecom, pois, trabalhará com princípios universalmente consagrados de liberdade de expressão para todos através, por exemplo, da discussão dos critérios de concessões de rádio, que, na grande maioria, são concedidas aos grandes meios e sonegadas à sociedade civil.

Além disso, na etapa estadual da Confecom paulista, de que participei no último fim de semana na Assembléia Legislativa do meu Estado, pude ver claramente ativistas de movimentos sociais que disputavam vaga na Confecom falando contra “esquerdismo atrasado” etc. É mentira, portanto, que o governo tenta manipular alguma coisa. Não conseguiria nem que quisesse, dada a enorme diversidade de interesses e corporações sociais, empresariais e até do poder público, que terá delegados dos três níveis de governo.

Unidos mesmo estão os empresários, que serão 40% dos delegados em Brasília no mês que vem e que optaram por não ignorar, da forma suicida como fizeram Globos, Folhas, Vejas e Estadões, um evento dessa importância.

Esses maiores veículos de comunicação que ignoraram e continuarão ignorando a Confecom, mostraram sua estratégia literalmente criminosa no último sábado, quando, ao irem à Assembléia Legislativa de São Paulo cobrir o velório do ex-prefeito Celso Pitta, ignoraram um evento enorme que tomou aquela Casa em todos os seus auditórios, por onde se distribuíram empresários, movimentos sociais, governo e os diversos grupos de trabalho.

Apesar de ter trocado em miúdos o embate surdo que ocorre neste momento no Brasil no âmbito das Comunicações, recomendo a leitura dos dois textos do Estadão linkados acima.

Exorto você, leitor, a que busque essas informações que aqueles que deveriam informá-lo lhe sonegam, conduta antidemocrática, antiética e que comprova, de maneira cabal, a necessidade extrema desse grande debate que o Brasil irá travar no mês que vem em Brasília.

Por que Serra despenca

A esta altura, vocês já devem saber da pesquisa CNT-Sensus que mostra expressiva queda das intenções de voto para presidente da República do governador José Serra. Alguns portais da grande mídia reconhecem que a verborragia de FHC, nos últimos dias, afetou Serra. No entanto, para mim ficou claro que a tentativa da mídia e da oposição de inventarem um "apagão" para o governo Lula é a grande responsável pela crescente desmoralização do governador paulista.




Comunicado

Blog Cidadania.com ganha

delegado na Confecom-BR

Atualizado às 08h25m de 23 de novembro de 2009


O signatário deste blog se inscreveu para participar como delegado por São Paulo da Conferência Nacional de Comunicação(Confecom), que acontecerá em Brasília de 14 a 17 de dezembro deste ano.

Disputei, na etapa paulista da Confecom, que ocorreu na Assembléia Legislativa paulista nos dias 20, 21 e 22 do corrente mês, processo de escolha dos delegados por São Paulo. Foi uma eleição disputadíssima. Mais de trezentos candidatos disputaram vagas no setor sociedade civil. Detalhe: só havia 84 vagas.

A comissão organizadora da etapa paulista da Conferência entendeu que quem deveria participar seria o “Blog Cidadania”, na pessoa de seu autor, e me aconselhou a me inscrever dessa maneira.

Explicaram-me por que este blog deveria disputar a indicação no lugar do Movimento dos Sem Mídia. Naquele vídeo do Intervozes “Levante a Sua Voz”, que publiquei aqui há pouco, a página da internet que mais teve exibições do vídeo foi este blog, com cerca de cinco mil exibições. Seria mais fácil conseguir a indicação para delegado em nome do Cidadania.

Neste domingo, 22 de novembro, portanto, o Blog Cidadania passou a ter seu signatário entre a delegação paulista na etapa final da Confecom, que, repito, acontecerá em Brasília de 14 a 17 de dezembro de 2009.

Também quero agradecer às pessoas abaixo por me me incentivaram a me inscrever como delegado da Confecom.

  • Altamiro Borges (Portal Vermelho)
  • Bia Barbosa (Intervozes)
  • João Brant (Intervozes)
  • Joaquim Palhares (Agência Carta Maior)
  • Renato Rovai (Revista Fórum)
  • Rodrigo Vianna (TV Record)
  • Organizadores da Confecom Grande ABC
  • Organizadores da Confecom Alto Tietê

E, finalmente, comunico que levarei à Confecom a proposta do Selo Democrático, que, inclusive, foi incluída no exemplar do Diário Oficial da Assembléia Legislativa no caderno que versou sobre o regimento e as propostas dos movimentos sociais, dos empresários e do Poder Público.

O Selo Democrático seria concedido por uma Comissão de Notáveis, escolhidos sob o aval da sociedade civil, da grande mídia, da classe política, do Judiciário, do Legislativo e do Executivo.

Essa Comissão concederia o Selo aos veículos que praticassem o contraditório, o debate de idéias, a pluralidade de opiniões. E o Selo também seria condicionante para recebimento de verbas públicas, pois não se pode dar verbas públicas a veículos que cerceiam o debate democrático de idéias.

Espero estar à altura dos anseios dos democratas paulistas e, acima de tudo, do leitorado deste blog, com o qual faço questão de dividir esta vitória por tudo o que temos construído neste espaço de debates livre, honesto e, acima de tudo, bem-intencionado. Parabéns a todos nós, leitores do Cidadania.

Entranhas da Confecom São Paulo

O jornalista Rodrigo Vianna escreveu sobre as entranhas da etapa paulista da Confecom, que terminou ontem. Pretendia escrever sobre o assunto, mas Rodrigo escreveu antes - e, provavelmente, melhor. Leiam-no, pois, clicando aqui

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