segunda-feira, 8 de março de 2010

segunda-feira, 8 de março de 2010

 

Fonte: Os Amigos do Presidente Lula



Lula critica matéria do jornal de oposição ao governo

O presidente Lula recebeu com perplexidade matéria do jornal O Globo desta segunda-feira (8/3) que critica a participação da ministra Dilma Roussef (Casa Civil) na cerimônia de inauguração de um hospital na Baixada Fluminense, sábado passado (6/3). Segundo o jornal, a obra não recebeu recursos do governo federal para justificar a presença da ministra. Lula rebateu em entrevista concedida hoje de manhã à rádio Melodia FM:
Qualquer pessoa menos medíocre entenderia que o Rio só teve recursos para o hospital porque o governo destinou dinheiro para outras obras.
O presidente enfatizou ainda durante a entrevista que o Rio de Janeiro merece todo o apoio do governo federal, pois nos últimos tempos, a capital fluminense só teve prejuízos.
A cara do Brasil no exterior é o Rio. Quanto mais o Rio se desenvolver, melhor para todos nós brasileiros.
Para ler a transcrição da entrevista, clique aqui.

Perguntado sobre qual seria seu maior legado, Lula afirmou que é o fato de que, como representante da população mais humilde, “chegou ao governo e sabe governar”. Ele explicou também que perdeu duas eleições e, em todas as ocasiões, o que mais o frustrava era o fato de o povo pobre não votar nele:

Ora, ele achava que eu era comunista, esquerdista demais, ora ele achava que eu era igual a ele e, portanto, eu não tinha condições de governar. Então, qual é o grande legado que eu quero deixar para este País? É o seguinte: a maioria do povo humilde deste país está aprendendo que um deles chegou ao governo e sabe governar.

O presidente Lula destacou os investimentos que o governo federal vem fazendo em todo o País, em especial em áreas carentes como as que estão recebendo os recursos no Rio de Janeiro – Rocinha, Pavão-Pavãozinho, Complexo do Alemão e Manguinhos, entre outros.

Lula fez ainda, durante a entrevista, uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher:

Acho que no mundo as mulheres têm cada vez mais importância no cenário político, no mundo do trabalho. As mulheres estão cada vez mais ocupando cargos importantes, sem pedir favor. Ou seja, no fundo, no fundo a mulher está deixando de ser utilizada como se fosse cidadã de segunda classe, como se fosse objeto, e está se colocando como um ser político, e ela, então, está ocupando espaços extraordinários na política nacional.Blog do Planalto

segunda-feira, 8 de março de 2010


Serra quer roubar a cena do Ministério da Saúde, na campanha de vacinação da gripe suína

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe suína começa nesta segunda, dia 8.

Somente profissionais de saúde e indígenas serão imunizados nesta primeira etapa, que termina em 19 de março. Demais grupos devem aguardar novas convocatórias. Para ver o calendário, consulte aqui.

Mas o governador de SP, José Serra (PSDB), fez questão de fazer pirotecnia e convocar a imprensa para dar início hoje à vacinação contra a gripe suína no Estado, dentro da campanha nacional, coordenada pelo Ministério da Saúde.

Diante de oito câmeras filmadoras, dezenas de máquinas fotográficas e pelo menos 30 repórteres, o governador demo-tucano vestiu uma capa preta especial para visitar a câmara fria onde estão armazenadas vacinas no Centro de Distribuição e Logística da Secretaria da Saúde, na capital. Depois, posou para fotos simulando vacinar seu secretário de saúde, ao lado de um séquito de funcionárias da área da saúde, vestidas com camisetas da campanha de vacinação no Estado.

Em janeiro, quando chegaram a São Paulo os primeiros lotes da vacina de gripe suína - encomendados e pagos pelo governo federal -, Serra também convocou a imprensa para fazer populismo e campanha eleitoral.

Assim, Serra surrupia programas federais, que são de todos os brasileiros, e não propriedade do governador paulista.

Saúde é coisa séria e deve ser tratada com seriedade por governos. As propagandas e gestos governamentais devem ser objetivos, claros e sóbrios para não produzir corrida desnecessária as unidades de saúde.

José Serra, em vez de governar com seriedade, trata a saúde como se ele fosse uma criança embirrada brigando por um estetoscópio de brinquedo de uma creche, dizendo "é meu".



segunda-feira, 8 de março de 2010


Lula em 2011?

Na revista "Veja" dos tucanos desta semana, uma frase "A mais de uma pessoa, Lula disse que foi sondado para se candidatar a secretário-geral da ONU em 2011".

No ano passado, seu nome foi levantado na revista "Foreign Policy" para presidente do Banco Mundial, um cargo indicado pelos EUA. E a revista "Exame" deu que representantes de Barack Obama teriam "consultado informalmente pessoas próximas a Lula para saber qual seria a reação a um convite. De Nelson Sá

segunda-feira, 8 de março de 2010


Soninha, a subprefeita porca


Milhares de santinhos eleitorais antigos de Soninha Francine (PPS), hoje subprefeita da Lapa,(emprego que ganhou em troca de apoio a Gilberto Kassab (DEM), foram jogados ontem num cruzamento embaixo do viaduto Costa e Silva, no centro de São Paulo.

Os santinhos, da última eleição em que ela disputou a Prefeitura de São Paulo, em 2008, estavam em oito sacolas plásticas deixadas na calçada. Os papéis se espalharam pela rua.

segunda-feira, 8 de março de 2010 

 


Companheiras de valor extraordinário

Engenheira Maria das Graças Foster (diretora de Gas e Energia da Petrobras), Sergio Gabrielli (Presidente da Petrobras), Presidente Lula e Ministra Dilma Rousseff, durante inauguração de um gasoduto

Quantas vezes ouvimos a ladainha, da imprensa e da oposição, de que o governo Lula "aparelha" estatais e blá, blá, blá... No entanto, a verdade é que há muitas pessoas nas estatais, que são assediadas por empresas privadas para ganhar muito mais dinheiro, e por um misto de idealismo, princípios, de enfrentar o desafio nacional, e da maior satisfação em trabalhar numa empresa que não seja predadora da riqueza nacional, além de participar da construção da história do desenvolvimento do Brasil, acabam sacrificando parte da riqueza material e escolhem continuar servindo ao Brasil nas estatais.

No início do mês passado em um discurso do presidente Lula, na inauguração do Gasduc III, em Duque de Caxias (RJ), ele contou uma passagem interessante que aconteceu nos bastidores de seu governo. E neste Dia Internacional das mulheres, merece ser lembrado, porque a protagonista da história é uma mulher.

Lula disse:

... Mas, então, a Dilma foi ministra de Minas e Energia, aprovamos o novo marco regulatório [do setor elétrico], o Congresso votou rapidamente, e um belo dia esta senhora entra na minha sala para me comunicar a seguinte questão... porque ela e a Graça, elas trabalhavam até às 4h da manhã, às 5h da manhã [quando faziam o marco regulatório do setor elétrico]...


Bem, aí um belo dia a Dilma entra na minha sala e fala assim: “Presidente, nós vamos ter um prejuízo muito sério, porque a Maria das Graças vai sair do governo. Ela foi contatada por uma empresa multinacional que quer contratá-la. O salário dela vai ser muito chique, vai ser assim, tipo Ronaldinho, Kaká, e ela está ganhando aqui igual ao salário do presidente da República, um pouquinho mais. Então, ela quer ir embora”.


Aí, mandei chamar a Graça na minha sala, ficou eu, a Graça e a Dilma conversando, aí a Graça expôs que a empresa ofereceu isso – não vou dizer tudo que a empresa ofereceu – a empresa ofereceu isso, ofereceu aquilo, ofereceu apartamento, ofereceu passagem, ofereceu não sei das quantas, para ela ir não sei para onde, para voltar não sei para quando e tal. Era um negócio assim que a Petrobras, obviamente, que não pôde dar...


... Bem, mas, aí, eu falei: Companheira Graça, olha, você é muito importante. É muito importante para a Petrobras, você é muito importante para trabalhar com a Dilma. Nós estamos concluindo um trabalho no Brasil, nós estamos fazendo um governo, e vamos precisar de você. Eu acho que é muito importante que você faça um sacrifício, e você fique conosco. Eu sei que houve um começo de choradeira, todo mundo muito emocionado... O dado concreto é que a nossa querida Graça Foster resistiu à quantidade de dinheiro que ia ganhar lá fora para dedicar um pouco da sua competência a resolver problemas crônicos deste país na questão de combustível. Então, é uma companheira de valor extraordinário.

segunda-feira, 8 de março de 2010


Café com o presidente fala sobre irrigação e Portal Brasil

O presidente Lula destacou no seu programa semanal Café com o Presidente, que a entrada em funcionamento do Portal Brasil, representa o começo de uma nova etapa da comunicação entre o Estado e a sociedade brasileira. Principamente pela ampliação dos serviços que serão oferecidos aos cidadãos. A entrega dos lotes do projeto Salitre, que vai irrigar terras no Nordeste Brasileiro, também foi outro tema tratado pelo presidente Lula:

Apresentador: Olá, você, em todo o Brasil. Eu sou Luciano Seixas e começa, agora, o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Olá, presidente, como vai? Tudo bem?

Presidente: Tudo bem, Luciano.

Apresentador: Presidente, na semana passada o senhor lançou o Portal Brasil: www.brasil.gov.br. De que forma o funcionamento desse portal vai ajudar o cidadão?

Presidente: Olha, primeiro, Luciano, eu acho que o lançamento do Portal Brasil é o começo de uma nova era na área de comunicação entre o Estado brasileiro e a sociedade brasileira. Ou seja, você imagina que hoje para que uma pessoa tenha uma informação do governo, às vezes ele tem que sair de casa, pegar um ônibus, ir em 500 repartições, ou fazer 200 telefonemas para ter uma informação. Com o Portal Brasil, ele vai poder acessar o Portal Brasil e vai ter pelo menos 500 tipos de informações diferentes do Brasil. Ele vai poder saber da Previdência Social, tudo que ele quiser saber da agricultura empresarial, da agricultura familiar, ele vai pode saber da organização dos ministérios, vai poder saber da atividade de cada coisa que o governo faz. Por exemplo, se ele mora em uma determinada região e quer saber como é que tá o índice de geração de empregos lá, qual a atividade econômica que tá crescendo e que tá oferecendo mais emprego, ele vai pode saber. E nós estamos apenas no começo, porque nós inauguramos o Portal Brasil com 30%, 35% mais ou menos de tudo que a gente quer dar de informação para o povo brasileiro, mas nós queremos chegar a 100%. Então, eu até brincava com o ministro Franklin Martins no dia do lançamento, eu dizia, a gente pode afirmar no mundo inteiro que isso aqui é o Google brasileiro, ou seja, aqui o cidadão vai entrar e vai poder saber de tudo aquilo que a gente faz, de cada centavo que a gente gasta, vai entrar na Fazenda, vai entrar no Planejamento É uma coisa extraordinária, porque aí a gente demonstra transparência total, ou seja, é governar sem medo de que as pessoas saibam o que nós estamos fazendo, que as pessoas tenham acesso diretamente às informações. Até para saber se as versões que estão sendo contadas são verdadeiras ou não. Por isso, eu fiquei muito orgulhoso com a inauguração do portal e eu acho que é um trabalho inestimável que a gente vai poder prestar ao povo brasileiro. Por exemplo, se um cidadão qualquer do Chuí ou do Oiapoque, ele quiser saber sobre cultura, saber sobre Portinari, por exemplo, sobre Di Cavalcanti, ele vai entrar no portal e vai ver os quadros, as pinturas desses grandes artistas brasileiros. Então, ou seja, é uma coisa importante que nós estamos oferecendo ao público brasileiro.

Apresentador: Você está ouvindo o Café com o Presidente, o programa de rádio do Presidente Lula. Presidente, outro tema importante da agenda, semana passada, foi a entrega da primeira etapa do Projeto Salitre de irrigação de terras para produção agrícola. Foi lá em Juazeiro, na Bahia. Qual a importância dessa obra para a população daquela região?

Presidente: Olhe, eu penso que o Projeto Salitre é importante não apenas para aquela região, é importante para o Brasil. Porque nós temos um potencial de irrigação extraordinário, só no Nordeste brasileiro nós ainda temos 750 mil hectares de terras prontas para ser irrigadas. No Sudeste, nós temos 3 milhões de hectares; no Sul, nós temos 3,2 milhões hectares; no Centro-Oeste, 4 milhões de hectares; e na região Norte do país, mais de 14 milhões de hectares. Então, você percebe que nós temos uma quantidade enorme de terra para ser irrigada, e isso requer investimento, isso requer uma participação mais efetiva entre os poderes públicos, os entes federados, governo do estado, governo federal e municipal, entre empresa privada e governo federal E eu penso que nós estamos no caminho certo. Ou seja, esse projeto de irrigação lá em Juazeiro da Bahia foi uma coisa extremamente importante e nós pretendemos agora inaugurar lá em Irecê uma outra área irrigada também, porque é a forma que a gente tem de desenvolver o Nordeste brasileiro e oferecer frutas de qualidade produzidas no Brasil, no Nordeste brasileiro, para o mundo inteiro provar o nosso fruto.

Apresentador: Presidente, por que é importante investir em irrigação nesse país?

Presidente: Olha, porque aumenta a capacidade produtiva do país, você sabe que um dos problemas do mundo hoje é que quanto mais chinês começar a comer, quanto mais indiano começar a comer, quanto mais africano começar a comer, mais brasileiros pobres, latino-americanos pobres começarem a comer, mais o mundo exige de produção de alimento. E nós precisamos, cada vez mais, produzir mais em menos terra, porque nós temos que combinar a preocupação ao aumento da produção agrícola, com mais investimento em tecnologia e mais preservação ambiental. Esse é um desafio para a humanidade no século XXI. E acho que o Brasil na hora que começa a cuidar da irrigação, nós temos que cuidar de olho na água, porque a água é um bem muito precioso, de olho na terra, porque a terra também é um bem precioso e de olho na preservação ambiental, que é o que vai resultar na melhoria da qualidade de vida de todos os brasileiros. Então, isso é um desafio, é um desafio, nós já temos tecnologia, temos controle da situação e eu acho que agora é fazer os investimentos necessários para que a gente tenha uma grande produção irrigada no Brasil, sobretudo no que diz respeito a alimento.

Apresentador: Muito obrigado, presidente, e até a próxima semana.

Presidente: Obrigado a você, Luciano, e até a próxima semana. Lembrando que a próxima semana iremos fazer diretamente de Tel Aviv, em Israel.

segunda-feira, 8 de março de 2010


Serra privatiza esgoto da SABESP para investidores estrangeiros

O povo paulista que se cuide. Depois do apagão e do alagão, ao apertar a descarga da privada pode sofrer o "entupidão", além de um tarifaço na tarifa de água e esgoto.

Especialista em privatizações, o governo José Serra (PSDB/SP) adotou um novo método de transferir bens e responsabilidades públicos para consórcios de empresas privadas.

A modalidade está sendo lançada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que em 2009 ficou conhecida pela propaganda de Serra na TV em cadeia nacional para todo o Brasil, apesar da empresa só atuar em São Paulo.

A SABESP irá arcar com os custos dos terrenos e os oferecerá a consórcios empresariais internacionais para a construção de estações de tratamento de esgoto em cidades do interior.

Esses grupos, depois, alugarão o serviço para o estado, com pré-contratos de 20 anos após a finalização da obra. Os valores dos aluguéis ainda não foram definidos, mas deverão ser repassados às tarifas dos usuários.

Segundo os editais lançados pela Sabesp, as empresas terão três anos para fazer as obras, estimadas em R$ 294,4 milhões para quatro cidades (São José dos Campos, Campos do Jordão, Franca e Praia Grande), depois das quais se tornarão “locadoras”. A “locatária”, já contratada antes mesmo da obra ser iniciada, será a própria Sabesp.

Para piorar mais ainda para o bolso do cidadão, e para aumentar os ganhos dos investidores privados, os demo-tucanos incluíram uma boquinha para os banqueiros na negociata:

De acordo com os documentos, o aluguel “poderá ser garantido por meio de cessão ou empenho de direitos de crédito, representados por um fluxo de arrecadação de contas mensais de serviços de água e/ou esgotos através de instituição financeira [Bancos] ou por uma estrutura de conta garantida onde serão depositados esses direitos de crédito ou ainda por estrutura de garantia similar”. Leia mais aqui.

segunda-feira, 8 de março de 2010


As idéias de José Serra para obter votos no nordeste

Muita gente desconfiou das verdadeiras intenções senador tucano Tasso Jereissati quando criou o projeto de lei que garante benefício adicional a famílias inscritas no programa Bolsa Família, cujos filhos tiverem "desempenho acadêmico acima da média. Neste post aqui no blog de dezembro de 2008, nós falamos sobre o  assunto.

Não foi preciso muito tempo para a máscara do PSDB cair. Quem pensou que os tucanos estavam preocupados  com as pessoas carentes, erraram. O projeto, é totalmente eleitoreiro. Aos amigos, o senador diz; "O  que pretendo com o meu projeto é  vincular o PSDB  definitivamente com o Bolsa Família" e mostrar ao povo do nordeste que eu estou dando mais beneficios a eles, disse o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). Em busca de votos, Tasso avisa que vai mais longe ainda. O outro projeto é, a ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias, relatado pela deputada Rita Camata (PSDB-ES), foi aprovado em comissão especial e entrou nas prioridades a serem votadas pelo plenário da Câmara

O projeto foi aprovado em caráter terminativo na comissão, ou seja, vai direto à Câmara se não houver recursos para ser votado no plenário do Senado. Na comissão, apenas a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) votou contra, mas o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) tentou adiar a votação.

Suplicy manifestou preocupação com o risco de, uma vez transformada em lei, a proposta prejudicar as famílias cujos filhos não apresentarem resultados escolares tão bons. Tasso negou qualquer interferência na concessão do benefício às famílias inscritas, independentemente do desempenho escolar: "É um adicional, vinculado ao desempenho escolar. Não atinge as demais famílias. O projeto amplia e melhora a qualidade do programa."

Para Ideli, seria "como dizer a uma criança que ela só vai comer se souber ler". Ela defende que apenas a permanência na escola seja critério para o benefício. A senadora disse que o PSDB quer usar politicamente o projeto, depois de "apelidarem o Bolsa Família de bolsa esmola".

De acordo com a proposta, o benefício variável estará condicionado a desempenho positivo de crianças de 6 a 12 anos e de adolescentes de 13 a 17 anos, sem limite por família. Emenda sugerida de Valter Pereira (PMDB-MS), acatada pela relatora, Marisa Serrano (PSDB-MS), o adicional será oferecido sem prejuízo dos benefícios atualmente pagos.


O Presidente Lula, quer que o PSDB que aponte uma fonte de recursos para pôr em prática o projeto do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).- Se todo o mal que o meu governo puder causar é os meus adversários tentarem aprovar mais políticas sociais, ótimo. Se eles tivessem feito isso há mais tempo, a gente poderia estar melhor. Eles poderiam ter contribuído para melhorar a saúde se não tivessem derrubado a CPMF. Poderiam ter feito isso. Mas a mesquinharia tomou conta da política. Então eles acharam que iriam prejudicar o governo derrubando a CPMF.

Para o presidente Lula, o Bolsa Família não é um benefício de mérito, no sentido de premiar quem se sai melhor na escola, mas, sim, um benefício que serve para tirar as pessoas da miséria.- O Bolsa Família é um programa para garantir as proteínas e calorias necessárias para o povo mais pobre deste país - afirmou Lula.

- Eu não vi a decisão deles ainda, mas só espero que eles tenham colocado de onde vai tirar o dinheiro. Todo gasto proposto tem de ter uma fonte de receita. Mas tudo o que for aprovado em benefício do povo é bom. Agora, digam de onde virá o dinheiro, disse o Presidente, em entrevista

O colunista do Estadão, sugere de onde Tasso deve tirar o dinheiro;

Parentes mais próximos de Tasso Jereissati estão apavorados com a resposta que ele vai dar a Lula, que andou perguntando de onde virá o dinheiro para o aumento do Bolsa Família previsto no projeto do senador tucano:Juntando tudo o que a família dele tem na Bolsa…

Será?

segunda-feira, 8 de março de 2010


Lula e Dilma em Itaboraí (RJ) assinam contratos do Complexo Petroquímico

O presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff participam, nesta segunda-feira (8/3), às 15h, da cerimônia de assinatura de contratos para construção de unidades do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), no município de Itaboraí/RJ.

O Comperj – que ocupa uma área de 45 km² – processará petróleo para produção de produtos petroquímicos (polipropileno, polietileno, estireno, etilenoglicol, entre outros) que serão utilizados na indústria de plásticos para o consumidor final.

Adicionalmente, produzirá combustíveis como GLP, diesel, querosene, coque e enxofre para o mercado; para isso, contará com Unidades de Refino e Unidades Petroquímicas.

O entorno do Comperj será beneficiado pela abertura de estradas e pela construção de um píer em São Gonçalo/RJ para a chegada de equipamentos, esgotamento sanitário da região, revegetação de áreas e capacitação da mão de obra local.

Ainda faz parte do empreendimento o Centro de Integração, que está em funcionamento em São Gonçalo há um ano e que objetiva a capacitação, a qualificação e a potencialização da empregabilidade da mão de obra local.

Segundo a Petrobras, atualmente, o empreendimento Comperj emprega aproximadamente 3.500 trabalhadores em suas obras de implantação. Estima-se que, até o pico dessas obras, chegar-se-á a 25 mil pessoas empregadas.

Também será firmado aditivo contratual com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), para a construção de adutora pela Petrobras, tendo como contrapartida o fornecimento de água tratada pela Cedae – que beneficiará também os moradores da região – para as obras do Complexo Petroquímico.

Antes disso, às 11:45hs, o presidente e a ministra inauguram obras do PAC na Rocinha, também no Rio de Janeiro. No fim do dia, às 18hs estarão na Estação Leopoldina para evento de celebração do Dia Internacional da Mulher.

segunda-feira, 8 de março de 2010


TV Brasil terá canal no exterior para brasileiros

A TV Brasil, emissora operada pela estatal Empresa Brasil de Comunicação (EBC), lançará ainda este ano um canal internacional voltado para parte dos cerca de 3 milhões de brasileiros que vivem no exterior. A estação quer inicialmente atingir brasileiros que vivem em outros países da América Latina, EUA, África e Península Ibérica. A ideia é substituir o Canal Integración que será extinto por uma programação por assinatura exclusivamente em língua portuguesa, transmitida por cabo.As redes Globo e Record já disputam o público emigrante brasileiro, mas há reclamações na comunidade com relação às tarifas cobradas.

O novo canal está sendo montado por uma equipe chefiada pela jornalista Marilena Chiarelli e usará o New Skies, mesmo satélite atualmente utilizado pelo Integración. A transmissão começará até julho, pela África, onde a EBC está mais perto de fechar acordo para distribuição de programação. A empresa escolhida, a Multi-Choice, atinge 90% do continente e pode colocar a emissora nos Palops (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), como Angola e Moçambique.

Para os EUA, há negociações para distribuir o novo canal com a empresa Dish Network; para a América Latina, com a DirectTV; e para a Península Ibérica, com o grupo Prisa, que edita o jornal espanhol El País. Todas essas regiões já são cobertas pela órbita seguida pelo New Skies. Outras áreas, como o resto da Europa continental, o Reino Unido e o Oriente, ficarão para depois, devido a questões técnicas e financeiras. No Japão, país com uma grande comunidade brasileira, a primeira negociação empacou no alto preço que o transmissor local queria cobrar pelo serviço de distribuição.

A programação terá de sofrer alterações para ser adaptada aos fusos horários locais e porque há, na grade atual, programas de outras emissoras, licenciados exclusivamente para transmissão no País.

Outros projetos são previstos para 2010 pela EBC, que aprovou seu Plano de Trabalho em seu Conselho Curador no início do ano. Um é a criação de uma rede de rádios públicas, reunindo as oito emissoras federais e estações dos governos estaduais, com possibilidade de transmitir um jornal radiofônico nacional. Outro é a expansão de atividades da TV Brasil, incluindo a criação de gerências executivas no Nordeste (São Luís), Centro-Oeste (Brasília), Norte (já tem escritório em Manaus) e no Sul (Porto Alegre). A emissora, além de mudar seu correspondente na África de Angola para Moçambique, mandará profissionais permanentes para Washington, nos EUA, e Buenos Aires, na Argentina. Tem ainda a meta de ampliar sua transmissão diária de 20 para 24 horas.

A televisão estatal também quer ampliar suas transmissões na Região Sul, onde enfrenta dificuldades que se refletem em audiência de 6%, abaixo da média nacional de 10% apontada em pesquisa DataFolha no ano passado. A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), veta a participação da TV Educativa gaúcha na rede nacional de TVs públicas, por considerá-la instrumento político do governo federal. Prefere pagar por programação produzida pela TV Cultura, emissora estadual de São Paulo, a receber o material gratuito da TV Brasil.

A EBC, que comprou o prédio onde fica a TV gaúcha, vai instalar lá sua sede no Estado, com repetidoras em Porto Alegre e em outras quatro cidades gaúchas para levar o seu sinal aos gaúchos. A EBC ofereceu ao governo estadual a oportunidade de manter lá a emissora estadual, pelo mesmo aluguel.No entanto, a governadora Yeda Crusius do PSDB, preferiu pagar muito mais caro e optou pela TV Cultura a TV do tucano José Serra.Agência Estado

segunda-feira, 8 de março de 2010


Lula e Dilma na Rocinha, RJ, para entregar obras do PAC

O presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff, estarão na Rocinha, no Rio de Janeiro, na segunda-feira (8), às 11:45h, para inaugurar obras do PAC.

Será na Rua Berta Lutz, 84, Próximo ao Túnel Zuzu Angel.

Também serão assinados contratos do programa Minha Casa, Minha Vida.

Urbanização, drenagem e saneamento

Cerca de 30 mil moradores da Rocinha foram beneficiados com as obras de urbanização, drenagem pluvial, saneamento, implantação de rede de abastecimento de água, equipamentos comunitários, esgotamento sanitário, energia elétrica/iluminação, contenções, trabalho social e regularização fundiária, além da produção de 144 unidades habitacionais e aquisição de mais 603 moradias, num investimento de R$ 231,2 milhões.

Complexo esportivo

Outros R$ 59,5 milhões foram investidos para construir um complexo esportivo com área de 15.705 metros quadrados, com um campo de futebol em grama sintética, piscinas semi-olímpica e infantil, quadras poliesportivas, pista de skate, aparelhos de ginástica para a terceira idade, brinquedos, espaço de lazer com churrasqueiras, lojas, estacionamento para 200 carros, centro médico e escolas de surfe e capoeira. Também faz parte do empreendimento um centro de judô, com 1.180 metros quadrados distribuídos em três pavimentos. O complexo contará, ainda, com uma central de reciclagem de lixo e um Juizado de pequenas causas.

Saúde

Um amplo Complexo de Atendimento à Saúde, dotado de uma Unidade de Pronto Atendimento, uma Clínica da Família e um Centro de Atenção Psicossocial também faz parte das obras que serão entregues à comunidade, beneficiando cerca de 100 mil pessoas.

Atendimento 24 horas

Com capacidade de atender até 150 pessoas por dia, a UPA funcionará 24h, todos os dias da semana, oferecendo atendimento médico clínico e pediátrico, de urgência e emergência, exames de raios-x, eletrocardiograma e laboratorial. Contará com três consultórios e oito leitos. Articulada com serviços como o SAMU e a Estratégia Saúde da Família, responsáveis pelo primeiro atendimento e o encaminhamento dos pacientes, a nova UPA será fundamental para a redução das filas nos grandes hospitais.

A estratégia do Complexo da Rocinha é de que o paciente atendido na UPA que necessitar de tratamento continuado, em casos de patologias como hipertensão ou diabetes, seja encaminhado para consultas ambulatoriais na Clínica da Família, diminuindo a possibilidade de agravamento dessas doenças. A Clínica da Família terá 11 equipes de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF).

Faz parte também do CAS, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), que contará com 43 profissionais, entre psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais.

Para garantir o pagamento das despesas de custeio dos serviços oferecidos pelo CAS à população, o Ministério da Saúde repassará à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro o valor de R$ 3,6 milhões por ano. Serão R$ 1,2 milhão para a UPA, R$ 1,8 milhão para a Clínica da Família e mais R$ 600 mil para o CAPS. Como contrapartida, o Governo do Estado investiu R$ 635 mil na compra de mobiliário e equipamento para o Complexo.

Ao todo, o Ministério da Saúde tem previsto um investimento de R$ 990 milhões para a construção e equipamento de 500 UPAs no país, entre 2009 e 2010. Até hoje, foram liberados R$ 637,2 milhões para o empreendimento de 318 unidades. Com esses recursos, já foram inauguradas três no Estado do Rio de Janeiro (Três Rios, Queimados e São Gonçalo), uma em São Paulo (São Bernardo do Campo) e uma em Sergipe (Alto Sertão de Sergipe).

Minha Casa, minha vida

Também será assinado um contrato no valor de R$ 183 milhões do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) para a construção de 1.170 unidades para famílias com renda de até três salários mínimos.

segunda-feira, 8 de março de 2010


Dia internacional da mulher

Dilma fala sobre a força da mulher na inauguração do Hospital Estadual da Mulher, na cidade de São João de Meriti (RJ), na Baixada Fluminense:







Parabéns a todas. Parabéns especial às leitoras do blog e a Helena.

Parabéns à todas as companheiras de lutas que ajudarão a comemorarmos o dia internacional da mulher do ano que vem com uma presidente da República mulher no poder: a companheira Dilma Rousseff.

Quem estiver no Rio de Janeiro, poderá participar da Celebração do Dia Internacional da Mulher, com a presença do Presidente Lula, de Dilma Rousseff, e da ministra Nilcea Freire.

Será às 18 hs, na Estação Ferroviária Leopoldina, Av. Francisco Bicalho. De manhã Lula e Dilma estarão na Rocinha inaugurando obras do PAC, e de tarde em Itaboraí no Complexo Petroquímico. Leia mais aqui.

segunda-feira, 8 de março de 2010


Isso é José Serra: Faltam vagas nas escolas públicas paulistas

Um mês após o início do ano letivo, muitos pais ainda procuram vagas para seus filhos, nas escolas paulistas, sob a gestão de José Serra (PSDB/SP).

O próprio secretário da Educação de São Paulo, Paulo Renato Souza (PSDB), reconheceu que existem problemas no cadastramento dos alunos da rede estadual de ensino, principalmente para os que mudaram de unidade. Para tentar solucionar o problema, Paulo Renato anunciou a criação de uma central de atendimento por telefone e e-mail.

Mas, pais que tentaram ligar não conseguiram falar, possivelmente por excesso de ligações. A desempregada Maria José da Silva Sales, 37 anos, tentou utilizar o 0800 divulgado pelo secretário e não obteve sucesso. Durante a tarde, segundo ela, o telefone só ficava ocupado. Ela diz que tenta em vão matricular seu filho na 5ª série. “Ele estava na Escola Estadual Aquilino Ribeiro, mas lá não tem a 5ª série. Por isso, tive que pedir transferência, mas até agora não conseguimos nada. Fui ao Conselho Tutelar e na escola, mas me falaram que não tem jeito, tem que aguardar.” Enquanto isso, o menino perde aulas há quase um mês. A escola situa-se no bairro do Lajeado, no extremo Leste de São Paulo. Leia mais aqui.

segunda-feira, 8 de março de 2010


Corrupção demo-tucana: José Serra no palanque da aliada Yeda Crusius

José Serra em visita a Yeda Crusius no dia 6 de março de 2010

No sábado, José Serra (PSDB/SP) visitou a governadora tucana Yeda Crusius (PSDB/RS), no Rio Grande do Sul. Yeda ciceroneou Serra na cidade de Caxias do Sul, na Festa da Uva, e ensaiaram a dobradinha que pretender fazer nas eleições de 2010.

No governo de Yeda Crusius aconteceram os maiores escândalos de corrupção da história do Rio Grande do Sul. A corrupção no DETRAN derrubou todo o primeiro escalão de Yeda. A "Operação Solidária da Polícia Federal" também flagou corrupção no governo gaúcho. Yeda comprou uma mansão logo após a eleição em uma transação prá lá de nebulosa.

A maioria da Assembléia Legislativa gaúcha é governista, e os partidos que a apoia estiveram envolvidos nos escândalos. Por isso ela escapou do impechment.

Yeda deveria ter renunciado. Em vez disso vai se candidatar à reeleição, sem chances, devido ao repúdio do povo gaúcho pela enorme corrupção em seu governo. José Serra foi ao Rio Grande do Sul com a missão de apoiar a reeleição de Yeda, mesmo sabendo de toda a corrupção que houve.

Se continuar com esse tipo de aliança eleitoral, José Serra acabará na festa de aniversário dos 50 anos de Brasília ao lado de Arruda, no dia 21 de abril.

domingo, 7 de março de 2010


Ôba! FHC apontou a cabeça de novo.

Não li, mas gostei ... não do que FHC escreveu, mas apenas dele ter escrito qualquer coisa, e apontar a cabeça de novo. Assim refresca a memória de muita gente sobre como o povo brasileiro foi colocado para sofrer naquele desgoverno devido a escolha preferencial pelos mega-investidores internacionais. E funciona como um aviso de alerta, para os desavisados, sobre como seria um retrocesso a continuidade daqueles anos caso José Serra (PSDB/SP) viesse a tomar o poder.

O jornalista Luis Nassif fez o sacrifício de ler, e fez uma boa análise detalhada, aqui. Eu li a análise do Nassif, o artigo do FHC eu não aguentei.

domingo, 7 de março de 2010


Dep. Fernando Ferro demoliu a oposição





O Deputado Fernando Ferro (PT/PE), como líder do PT na Câmara, marcou um golaço na terça-feira, desta semana que passou.

O líder da minoria, dep. José Carlos Aleluia (DEMos/BA), havia discursado momentos antes, contra o marco regulatório do pré-sal, acusando o governo de ser estatista, acusando de "chavismo", colocando Cuba no meio, e essa xaropada costumeira.

Fernando Ferro subiu na tribuna e demoliu a oposição. E usou, entre os argumentos, as mesmas provas das notas que publicamos aqui, aqui, aqui e aqui no blog dez dias antes do discurso. Parabéns ao Dep. Fernando Ferro por ser tão aguerrido como sempre esperamos das bancadas governistas no Congresso. Parabéns à blogosfera que não deixa as mentiras da oposição e da imprensa prosperar, restabelecendo a verdade das coisas. Parabéns a todos os amigos do presidente Lula e à KGB Lulista, por socializar entre todos, a informação que o PIG (a "grande" imprensa) sonega.

domingo, 7 de março de 2010


Empregar Soninha na TV Cultura, não seria nepotismo?

Soninha (PPS) a amiga íntima do governador José Serra (PSDB) subprefeita da Lapa, e Paulo Lima, dono da editora que publica a revista "Trip", estão cotados para ocupar duas das cinco vagas que serão abertas no conselho da Fundação Padre Anchieta, administradora da TV Cultura. Em 2001, a então apresentadora teve seu contrato com a emissora cancelado após dizer em entrevista que fumava maconha.

domingo, 7 de março de 2010


Assassinato na festa de aniversário de Marconi Perillo

Do portal Terra - Na noite de sexta-feira, Marconi Perillo (PSDB/GO), deu uma festança em uma boate na BR-153, em Aparecida de Goiânia (GO), para comemorar seus 47 anos.

Na festa estavam Janderson Ribeiro Lopes (25 anos) e dois amigos, que acabaram brigando. De acordo com a Polícia Militar, eles saíram da festa por volta de 19h30 e continuaram brigando.

Ao chegar na casa de um deles, localizada em um condomínio atrás da boate, os dois suspeitos pegaram uma faca e deram um golpe em Janderson, ferindo-o no coração, segundo informaram em depoimento à polícia. A vítima morreu no local, antes da chegada do socorro.

Os dois colegas foram presos e, ambos assumiram a culpa pela morte. A polícia não informou a causa da briga.

domingo, 7 de março de 2010


Promotor Blat denuncia à imprensa em 2 eleições seguidas, mas não denuncia à justiça

O promotor José Carlos Blat, já foi à TV falar contra a Bancoop em 2007.

Em 2008, pouco antes das eleições, fez uma turnê pelos canais de TV dando entrevistas, deitando falação de novo, repetindo a mesma coisa.

Ontem, estava no Jornal Nacional mais uma vez, repetindo o que disse em 2006 e 2008. Por coincidência estamos na "temporada de caça" eleitoral de novo.

Mas Blat não apresentou até hoje denúncia à justiça para abrir processo, que é o que interessa no trabalho de um promotor. Ele recebe salários do Estado para defender o cidadão acionando os tribunais, e não nas câmeras de TV's.

No Jornal Nacional diz que "vai apresentar a denúncia à justiça só daqui a uns 3 meses". Logo ele não tem em mãos fundamentos suficientes ainda para apresentá-la e está falando demais antes da hora, como falou demais em 2007 e 2008, sem acionar os tribunais ainda, 3 anos depois.

Se ele não consegue apresentar uma única denúncia fundamentada que seja, desde 2007, ou é porque não tem fundamento o que ele diz, ou tem alguma coisa errada em seu trabalho.

Para uma pessoa que ocupa um cargo de promotor, lugar de fazer denúncia é nos tribunais e não na imprensa. Denúncia na imprensa é coisa para políticos e jornalistas.

É muito grave um promotor fazer acusações na imprensa sem abrir processo na justiça, por dois motivos:

1) É uma irresponsabilidade tão grande quanto apontar o dedo para uma pessoa e incitar a multidão a linchá-la, sem sequer ter certeza de que seja culpada.

2) parece omissão ao não tomar providências nos tribunais apropriados.

Quando esse denuncismo acontece há 3 anos seguidos em ano eleitoral, sem que maiores providências sejam tomadas nos tribunais, é impossível deixar de suspeitar da atuação política do promotor, gerando escândalos infundados com fins de influir nas eleições.

Promotores sérios com Rodrigo De Gradis (da Satiagraha) são discretos diante da imprensa. Age rápido, denuncia e processa muito, e fala pouco. Quando fala, geralmente é após denunciar à justiça.

Leia mais sobre o retrospecto do promotor nesta nota aqui.

Nenhum comentário: