terça-feira, 13 de outubro de 2009

Terça-feira, 13 de Outubro de 2009

Imprensa estrangeira e brasileira, dois olhares sobre um mesmo país

O jornal espanhol "El País" deu neste domingo uma série com editorial, artigos e reportagens. Entre os enunciados, "América Latina recobra o alento" com "A pujança do Brasil e a alta das matérias primas"; "Rio 2016, uma oportunidade para as empresas espanholas"; e "Eldorado carioca", sobre a "centena e meia" de empresas que já "falam brasileiro".

Jornais espanhóis, do país basco à Catalunha, foram na mesma linha do madrilenho "El País" e publicaram longos textos com enunciados como "O poderio do Sul" e "Lula, el conseguidor", de louvor ao presidente brasileiro.

E ontem foi o argentino "La Nación" que fez editorial, sob o título "Brasil nas grandes ligas", afirmou que o presidente Lula projeta o país a "líder regional e ator global de primeira ordem".

O "New York Times" de domingo publicou em longa reportagem que os "Emergentes realizam retorno", com destaque para a recuperação no preço das commodities e a reação do Brasil. Com imagem de colheita de soja, sublinhou aposta na Petrobras

Vamos ver agora, as manchetes dos jornais brasileiros?

Folha:Governo [Lula] patrocina uniforme em ano eleitoral

O Globo: Em um ano, governo [Lula] cria 26 mil cargos

Imprensa estrangeira e brasileira, dois olhares sobre um mesmo país

Um artigo que eu recebi por email.ilustra as notícias de hoje. O artigo, fala que, desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, a imprensa brasileira, em geral, tem procurado esconder os avanços sociais e econômicos do Brasil. Em contrapartida, nos Estados Unidos e na Europa, não se cansa de assinalar os êxitos do governo do PT e aliados.

No exterior, dá-se ênfase ao novo papel do País no mundo, à redução da pobreza e a outras conquistas. Lula foi chamado pela revista americana Newsweek de "o político mais popular do mundo", mas o tratamento que recebe no Brasil é o oposto.

"Enquanto Lula e seu governo são celebrados em todo o mundo, quem lê a imprensa brasileira vai achar que existem dois ‘brasis' diferentes". Até o ex-presidente de Portugal, Mário Soares, percebeu a existência de duas "realidades" bem distintas, a do Brasil real e a mostrada pelos grupos de comunicação. Dois "países" que não se comunicam e se estranham.

O fenômeno da partidarização da mídia ocorre há décadas e coincide com mandatos de governos de caráter popular como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, João Goulart e, agora, Lula. "Hoje não se observam mais os manuais de redação que preconizam ouvir todas as partes envolvidas numa mesma matéria", sublinha Emiliano, que é jornalista e professor universitário aposentado de Comunicação Social.

Não falta má vontade. Na Suíça, em evento na Organização Internacional do Trabalho, Lula foi aplaudido de pé, numa consagração reservada a poucos na história da entidade. No Brasil, porém, os jornais e emissoras de TV ignoraram o fato. "O Brasil e seu presidente estão ‘bombando', mas quem quiser se informar tem que procurar fontes externas de informação, com raras exceções", disse o parlamentar.

Outro caso é a superação, pelo Brasil, da turbulência econômica iniciada há um ano. O fato foi noticiado e comemorado por órgãos estrangeiros como o Le Monde, BBC, El País, Financial Times e The Economist, mas a mídia nacional relatou o fato tardiamente. "Sob o comando de Lula, ficamos praticamente blindados à crise, mas nossa imprensa tentou aterrorizar a população de que estaríamos no pior dos mundos".

Procura-se, sempre, criar notícias que levem ao pânico ou à distorção da imagem de um governo ligado aos interesses do povo"A imprensa brasileira é conservadora e, com sua abordagem distorcida, torna-se uma verdadeira ameaça à democracia. As oligarquias que detêm o controle dos meios de comunicação não toleram um governo popular", comenta.

O mau jornalismo brasileiro a cobertura sobre o abrigo dado pelo Itamaraty, na embaixada em Honduras, ao presidente deposto daquele país, Manuel Zelaya. "Enquanto o Brasil tinha a solidariedade da comunidade internacional, de instituições como a ONU e OEA e até do presidente dos EUA, Barack Obama, a mídia brasileira tratou a diplomacia do governo Lula como adepta de uma suposta atitude ilegal."

Para os deputados do PT, as distorções atuais devem ser um dos eixos centrais da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, em dezembro. "A democratização do Brasil supõe a democratização da comunicação, com informações confiáveis e a superação da concentração da propriedade no setor"

Campanha eleitoral:Serra faz discurso político em missa. A imprensa finge que não viu

É isso que você quer para o Brasil?

A notícia em todos os jornais de ontem eram que, a ministra Dilma estava fazendo campanha eleitoral na festa do Círio de Nazaré. Na TV, Boris Casoy, quase teve um "faniquito" ao criticar Dilma, que segundo ele, "fazer campanha em ato religioso é imoral.Uma vergonha".

Mas, o indignado Boris, não viu imoralidade na campanha de José Serra, no santiário de Aparecida.. Também, não foi notícia em nenhuma TV ou jornal, o discurso do governador na festa religiosa em Aparecida.

No dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB),foi apresentado pelo arcebispo Dom Geraldo Magela Agnelo, e discursou ontem para 43 mil católicos que participaram das homenagens no Santuário Nacional de Aparecida (SP). o tucano participou de ato na basílica e aproveitou para dizer que; o Brasil precisa de governantes íntegros, que sirvam ao povo, em vez de se servirem do povo; e que tenham como preocupação central abrir oportunidades a nossas famílias: oportunidades de trabalho, de cultura, em um ambiente de espiritualidade fraterna, discursou Serra.

No total, 175.667 pessoas visitaram a cidade de Aparecida (a 180 quilômetros de São Paulo) durante o feriado de ontem, segundo a assessoria de imprensa da basílica. Foram celebradas quatro missas ao longo do dia

Conselhos para área social

Um dos mais recentes projetos do Presidente Lula, a Consolidação das Leis Sociais (CLS) foi o tema de reunião, na semana passada, entre o petista e 17 ministros ligados à área. O objetivo é consolidar em um único documento diversos programas do atual governo - e garantir a continuidade na gestão seguinte. A proposta, a pedido do Presidente, também é motivo de debate entre os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que entrega a Lula, até o fim deste mês, sua visão sobre o assunto.

Criado ainda no primeiro mandato do petista, o conselho tem a função de apresentar a opinião da sociedade civil sobre assuntos de peso para o governo, além de propor políticas públicas para o desenvolvimento nacional. A influência dos membros do grupo, entretanto, não fica restrita à elaboração de propostas. A maior proximidade com autoridades do Executivo contribui para um bom trânsito no governo.

Formado por 14 ministros e até 90 conselheiros, o grupo segue modelo europeu, onde conselhos de representação da sociedade surgiram logo após a Segunda Guerra. Entre os vizinhos, entretanto, não há tradição semelhante. "Eles só conseguem se desenvolver em espaços de democracia, por isso são recentes na América Latina", explica Esther Albuquerque, secretária do conselho.

Por ser um grupo de caráter consultivo, as sugestões dos conselheiros não precisam ser acatadas pelo governo. Uma das mudanças sugeridas pelo grupo - e não adotadas - refere-se à participação de representantes de empresários e trabalhadores no Conselho Monetário Nacional (CMN). "O governo entendeu que não era o momento de ampliar o conselho monetário nacional", afirma Arthur Henrique, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Apesar das limitações, a influência dos conselheiros, na verdade, extrapola as reuniões do grupo. A maior proximidade de membros do Executivo, que acompanham as discussões do conselhão, facilita um relacionamento e permite maior trânsito entre autoridades do governo. Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) há dois meses, Augusto Chagas teve um encontro com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, logo após a reunião do conselho com a "mãe do PAC" para discutir o marco regulatório do pré-sal. "Após a reunião (do pré-sal) o encontro pôde se viabilizar", disse o estudante, filiado ao PCdoB.

Na agenda, o pedido para que mais recursos do Fundo Social do pré-sal sejam destinados à educação e ao apoio à recuperação da sede da entidade no Rio.

Mandato

Os conselheiros têm mandato de dois anos, renováveis ou não. A função não é remunerada, mas o governo arca com despesas de passagens aéreas e hospedagens. Atualmente, o conselho conta com 84 membros - entre eles Zilda Arns, Viviane Senna e Abílio Diniz.

O presidente do CDES, no Brasil, é o próprio Presidente Lula, que participa de pelo menos quatro sessões plenárias anuais do conselho. O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, a quem o conselho está subordinado, é o secretário executivo do grupo. Além dos encontros com todos os conselheiros, pequenos grupos debatem temas específicos como a reforma tributária e a bioenergia. Cerca de quatro reuniões mensais são realizadas pelo grupo temático, em Brasília, no Rio de Janeiro ou em São Paulo.Correio

1 milhão de restituições

A Receita Federal paga na quinta-feira 1,17 milhão de restituições do Imposto de Renda deste ano. Esses contribuintes deverão receber, juntos, R$ 1,12 bilhão. Quem tiver mais de 60 anos e não entrou nos últimos lotes será beneficiado.

Nesse lote, do total de declarações liberadas, 11.788 são de contribuintes idosos, totalizando R$ 32,5 milhões. A consulta ao 5º lote do IR 2009 pode ser feita pelo telefone 146 ou pelo site www.receita.fazenda.gov.br.

A grana terá correção com base na variação da Selic (taxa básica de juros), de 4,7%, referente aos meses de maio a outubro. O lote também inclui 10.610 contribuintes que haviam ficado retidos na malha fina de 2008. Juntos, receberão R$ 30,5 milhões, corrigidos em 16,77% (Selic de maio de 2008 a outubro de 2009).

A grana será depositada na conta bancária informada na declaração. Se o valor não for creditado, o contribuinte deverá procurar uma agência do Banco do Brasil para agendar o pedido. O prazo para retirar a grana do banco é de um ano.

Segunda-feira, 12 de Outubro de 2009

A imprensa tucana esconde. O blogueiro mostra

Se você não viu esse vídeo, vale a pena ver. A reportagem do “Domingo Espetacular”, veiculada ontem à noite, desnuda gestão do PSDB de Beto Richa em Curitiba.A aliança demotucana governa Curitiba há mais de 25 anos, portanto, um quarto de século.Veja, leia e deixe seu comentário. Aqui o link

Na internet, Soninha ironiza favelados vítimas de incêndio

A subprefeita da Lapa, Soninha Francine (PPS), que ganhou cargo do prefeito Kassab depois que seu partido o apoiou na eleição passada, usou de ironia para falar sobre o incêndio em uma favela da capital paulista no Twitter nesta manhã: "Sem incêndio hj, por favor? Obrigada", disse ela. No último final de semana, a região sob a administração dela teve dois incêndios. Um deles, ontem, de grandes proporções.Em nenhum deles Soninha apareceu para dar apoio

Soninha é responsável pela área que abrange a favela Diogo Rodrigues, no Jaguaré, que teve 350 barracos incendiados neste domingo. Além disso, também está sob a sua jurisdição as imediações do shopping Bourbon, na zona oeste, que registrou um princípio de incêndio no sábado.Até agora, só um membro do Twitter respondeu ao pedido, perguntando:Que "limpeza" social?.

Presidente Lula diminuindo a desigualdade social

O Nordeste saiu vitorioso da crise econômica e cresceu 2,2% no primeiro semestre. A estimativa surpreende em um Brasil que encolheu 1,46% no período. O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco registrou alta de 3,8%; o de Ceará, 2,8%; e o da Bahia, 1,6%. Juntos eles respondem por dois terços da riqueza local. Segundo a Datamétrica Consultoria, que radiografou o bom momento da região a pedido do Estado, só em uma hipótese teria havido um crescimento nulo: se os outros seis Estados, que não calculam previsões de PIBs, tivessem sofrido uma retração três vezes maior que a da brasileira. Mas outros indicadores de suas economias apontam na direção oposta.Leia mais

Imoral e mentiroso


Eu, ainda não havia lido nada mais idiota do que isso. Hoje o assessor do Serra se superou.Nesse jogo do PT contra o PSDB, existem duas intrigas. Uma dessas intrigas é a que os tucanos estão fazendo ao estimular uma briga de Ciro Gomes contra Dilma Rousseff. Inutilmente. Afinal Ciro joga com Lula. A outra é que o Presidente da República trabalha para que não seja formada a chapa tucana puro-sangue, isto é, Serra-Aécio. E Ciro Gomes na eleição de 2010 será o pitbul no ataque ao presidenciável José Serra.Que por sinal, vem desempenhando muito bem.

Quem conhece bem Noblat, é o jornalista Ailton Medeiros. Veja neste post, o que ele escreveu sobre o blogueiro clipeiro;

Noblat sempre usou o jornalismo para fazer negócio. Nos anos 90 criou uma empresa de comunicação que atuou em vários estados. Seus clientes, em sua maioria, eram maganos de Brasília como o senador José Agripino Maia.

Agripino foi candidato a governador no Rio Grande do Norte financiado com dinheiro do crime organizado. Um amigo que trabalhou na campanha, me contou que o dinheiro chegava a Natal de avião, trazido pelo tesoureiro de Collor, PC Farias. Eram malas e malas de dinheiro.

Noblat, claro, nunca deu um pio sobre o assunto. Seu silêncio se explica. A maior parte de seu salário era pago por fora, em dinheiro vivo, sem recibo.

O jornalismo praticado por Noblat, me dizem, é tido como padrão moral entre jornalistas do Rio, São Paulo e Brasília. É o fim.

Mencken, grande jornalista americano dos anos 30 e 40, dizia que a imoralidade é a moralidade daqueles que estão se divertindo mais do que nós.

Esse é o caso de Noblat e sua turma.

Kassab dá dinheiro de programa social para rico fazer festa


O governador de S.Paulo, José Serra(PSDB), e o fiel escudeiro do Serra, o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab(DEM), podem ganhar troféus como os governantes que acabaram com as favelas em São Paulo.E não é por eles terem investidos em programas socias e muito menos por terem ajudado a população carente.E por descaso, por não gostar de pobre

Depois do tiroteio dentro da favela Heliópolis, depois do mandato de segurança para a desocupação da favela instalada no terreno da Viação Campo Limpo, que deixou duas mil pessoas na calçada,ontem mais uma favela foi destruida em S.Paulo.

Um incêndio destruiu, no início da noite deste domingo, a Favela Diogo Pires, no Jaguaré, zona oeste de São Paulo, queimando mais de 300 barracos desabrigando 450 famílias. Serra e Kassab não compareceram ao local.Veja imagens

O dinheiro que seria para moradia, vai para a mão do rico

Gilberto Kassab (DEM) elevou em R$ 5,5 milhões o orçamento destinado a campanhas e eventos culturais e turísticos da cidade, organizados pela São Paulo Turismo. O decreto de remanejamento, publicado ontem no Diário Oficial, indica que, para a maior parte do “reforço”, o prefeito tirou dinheiro previsto para “projetos e ações de apoio habitacional” e “intervenção no sistema viário estratégico” - leia-se obras socias para o povo carente.

Domingo, 11 de Outubro de 2009

PSDB promete campanha de guerrilha na internet. Você está preparado para a caça aos tucanos?

Os candidatos do PSDB e do PT à Presidência só se enfrentarão no palanque eletrônico do horário eleitoral gratuito em 2010, mas as duas legendas se preparam para a guerra na televisão que será deflagrada já no fim deste mês. Um dirigente tucano avisa que o PSDB também está se organizando para fazer uma "campanha de guerrilha" na internet. O partido quer entrar no ano eleitoral pronto para combater os adversários, diz Sergio Guerra.

Na falta de um candidato definido para exibir ao eleitorado, a direção do PSDB se reunirá na quarta-feira, em Brasília, para tentar dar cara nova à velha fórmula da crítica ao governo e ao PT. É claro que, com o Presidente Lula, que está em alta nas pesquisas de opinião, ninguém mexe. Mas os tucanos planejam ser impiedosos com "o governo, que segundo eles, que fala muito e faz pouco", mostrando o atraso geral nas obras do Executivo.Claro que ai tem uma maozinha do TCU, aparelhado por DEM e PSDB. Todos aliados de José Serra

O PSDB começará sua ofensiva pelo Maranhão do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A direção nacional do partido vai usar os três minutos de rádio e televisão a que a regional maranhense tem direito, em dois comerciais de um minuto e meio que irão ao ar nos dias 21 e 23 de outubro. Em novembro, o tucanato vai espalhar suas críticas em mais 12 Estados (ES, RJ, PR, RS, SC, CE, SE, PI, AP, RR, GO e MS).

PT

O PT leva a vantagem de falar por último ao eleitor. Terá a oportunidade de rebater todas as críticas nos comerciais que serão exibidos nos dias 1º, 3, 5 e 8 de dezembro. O programa partidário do PT, com 10 minutos de duração em cadeia nacional de rádio e televisão, está previsto para 10 de dezembro. Neste caso, quem vai levar a melhor é o PSDB. O programa nacional dos tucanos só será exibido na segunda quinzena do mês, fechando a temporada de propaganda partidária de 2009.

De rabo preso com quem?

O desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), proíbiu o jornal O Estado de S.Paulo de publicar reportagens que contenham informações sobre a a investigação da PF, a Operação Boi Barrica que envolve Fernando Sarney.

Se o Estadão não pode, a Folha pode.Espertamente, o Estadão, passou a reportagen para a Folha publicar.Novidade? Nenhuma.Fazem décadas que a imprensa de São Paulo é controlada pelas famílias Frias, Mesquita e Civita, e a do Rio, pela família Marinho.Mandam e desmandam, elegem e derrubam governantes. Pela matéria de hoje, repassada do Estadão para a Folha, fica uma certeza: novamente, a mídia avança e ataca com o objetivo de controlar o pensamento da nação. Nada interessa a não ser a opinião dos donos de grupos empresariais.A imprensa brasileira, conservadora e elitista, tem um lado, é parcial e age de acordo com os seus interesses.

Sábado, 10 de Outubro de 2009

Cópia da Marta


O pré-candidato tucano à Presidência da República, José Serra, já tem preparado o discurso de que manterá os programas sociais do Presidente Lula, se eleito. Ele vai exemplificar a continuidade dos programas sociais implantados pela ex-prefeita paulistana Marta Suplicy (PT). Vai dizer que manteve os benefícios do Vai e Volta (transporte de estudantes), a ampliação das unidades dos CEUs, o Bilhete Único e os corredores de ônibus no setor de transporte, entre outros. Ou seja, Serra quer se eleger com as propostas e idéias da Marta

Yeda corrupta tem: casa, móveis, comida e roupa lavada. Tudo pago com dinheiro público

Além de ser corrupta, a governadora tucana Yeda Crusius, compra móveis e quem paga é o cidadão gaúcho. A conversa fiada do advogado de Yeda, Fabio Medina, saiu pior que encomenda "Os móveis para a casa da governadora Yeda, pago com dinheiro público, seao devolvidos ao Estado no final do mandato" Me engana Dr. Me engana que eu gosto.Sem residência oficial, alguns alugam casas, outros moram em apartamento privado, mas sem despesas pagas pelo Estado

Diferentemente do que acontece no Rio Grande do Sul, onde o governo afirma ser legal a aquisição de bens e serviços para o imóvel particular da governadora Yeda Crusius (PSDB), com ressarcimento no fim do mandato, a maioria dos governos afirma não gastar dinheiro público com a moradia particular do governante quando este opta por não viver na residência oficial do estado. Os governadores têm direito, no entanto, ao serviço de segurança mesmo quando não vivem em imóveis oficiais.

O jornal O Globo, que faz assessoria de imprensa para os políticos de opoção, foi ouvir os governadores, do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), do Ceará, Cid Gomes (PSB), do Paraná, Roberto Requião (PMDB) e de Sergipe, Marcelo Déda (PT), moram em suas residências privadas. Nenhum deles tem, segundo as assessorias de imprensa, despesas pagas pelo governo, apenas a segurança.

No Maranhão, a governadora Roseana Sarney despachou em casa em setembro, porque o Palácio dos Leões, onde está agora, estava em reforma. A Secretaria de Comunicação afirmou que, durante esses seis meses (ela assumiu dia 17 de abril), Roseana utilizou apenas o serviço de segurança.

Há estados que não possuem residência oficial. É o caso de Mato Grosso, onde, em 2003, o imóvel foi entregue a seis ex-funcionários da extinta Codemat (Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso) como pagamento de dívidas trabalhistas.

O governador Blairo Maggi (sem partido) mora em sua cobertura, e não tem despesas pagas pelo governo. No Mato Grosso do Sul, o governador André Puccinelli (PMDB) também não tem residência oficial nem conta com auxílio moradia.Ele mora em seu apartamento particular, pagando as despesas com recursos próprios.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), mora em uma casa alugada pelo governo, porque o estado também não tem residência oficial.

Já a governadora Wilma Faria (PSB), do Rio Grande do Norte, ocupa há sete anos uma mansão alugada e paga pelo governo. No estado, desde 1990 a residência oficial não é usada pelos governadores.O imóvel deve ser transformado em centro cultural no fim do mandato.

O governador de Santa Catarina mora na residência oficial e não tem despesas pagas em sua casa particular em Joinville, norte do estado.

Em São Paulo, a assessoria de imprensa do governador José Serra (PSDB) informou, embora eu duvide muito, que ele não fez nenhuma adequação em sua residência pessoal, sequer de segurança.Serra vive a maior parte do tempo no Palácio dos Bandeirantes, mas também usa sua casa particular, em Pinheiros.

O governo federal paga as despesas de locomoção, alimentação e segurança do Presidente Lula onde ele estiver, seguindo a legislação vigente, que inclui normas internas do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), não tornadas públicas por questão de segurança. A maior parte dos gastos é sigilosa porque, segundo o Planalto, pode provocar a vulnerabilidade do Estado. Pela lei que define a organização da Presidência, compete ao GSI zelar pela segurança do presidente e do vice.No entato, o Presidente Lula não mobiliou seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP), com dinheiro público

Sabesp do Serra chama cachorro para negociar conta de água

A Sabesp convocou, em carta oficial, um cachorro para um acordo sobre uma falha de abastecimento e cobrança de água na capital. E quando Gideão Favelado Corintiano (um vira-lata de 6 anos) foi "atrás de seus direitos", ainda foi impedido de entrar.

Quem conta a história é o dono do cão, o vendedor Oswaldo Martins de Oliveira, 60 anos --que, no mês passado, abriu o convite da Sabesp e viu que não só o seu nome, mas também o de Gideão, estava escrito.

Oliveira conta que a confusão começou quando recebeu, em 2003, uma cobrança de R$ 5.000 da Sabesp. Não pagou e teve a água cortada. Ele entrou com duas ações na Justiça e colocou o vira-lata como coautor. Na primeira, perdeu. Na segunda, o nome do cão foi excluído, mas o dono conseguiu, no mês passado, um acordo judicial: a dívida caiu para R$ 131,10.

"Corintiano teve que tomar banho de caneca com água doada. Fiquei deprimido com a situação e tive gripe suína", afirma o dono.

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informou que os dados da ação judicial com o nome do cão entraram em seu sistema. "A Sabesp emitiu um convite identificando as partes envolvidas na ação para que o cliente tivesse condições de compreender e entrasse em acordo." Corintiano, segundo o dono, também gosta de ir a treinos do Timão. "Ele já foi ver 14 treinos."Com informações do jornal Agora

PSDB monta tropa para atacar Ciro


Eu estou adorando a disputa Ciro x PSDB. Ciro, não sai da mídia atacando os tucanos.Atabalhoados, os tucanos falam asneiras.Coloca o PSDB nas cordas, e em seguida, ele aparece para o contra-ataque. Ponto para Ciro.

Ciro está incomodando tanto que, o PSDB resolveu adotar a estratégia do toma-lá-dá-cá com o deputado Ciro Gomes (PSB). O objetivo é não deixar sem resposta as críticas feitas pelo parlamentar aos tucanos, principalmente ao covarde governador de São Paulo, José Serra, que não bate, não ataca, mas manda seus corrigilionários fazerem o serviço sujo

A tropa de choque de Serra ficou com a missão de criticar Ciro e de propagar a imagem de que o deputado é "desestabilizado". A ideia é minar e desconstruir junto aos eleitores a imagem do parlamentar, que também pode ser candidato ao governo de São Paulo, numa articulação que conta com a chancela do Presidente Lula.

O presidente do PSDB paulistano, José Henrique Reis Lobo, engrossou ontem o coro das críticas a Ciro, dizendo que ele não tem "nenhuma compostura". "É o grande Pinocchio da história recente do Brasil. Deve-se desconfiar sempre do que ele fala. Confiar-lhe o poder é um perigo porque ele não tem o mínimo equilíbrio para exercê-lo", disse.

Em viagem ao Pará, anteontem, Ciro havia criticado o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, dizendo que a gestão tucana ajudou a quebrar o Brasil. Em seus discursos recentes, o deputado tem usado a estratégia de relacionar Serra à gestão FHC, afirmando que o governador foi ministro do ex-presidente. "A carga tributária, que pesa sobre quem trabalha e produz, pulou de 7% do PIB para 35%", declarou Ciro.Deu certo. Recentes pesquisas mostram que, quando o nome de José Serra é ligado ao nome de Fernando Henrique Cardoso, a rejeição é maior

O presidente do PSDB estadual, deputado Mendes Thame, também foi a público criticar Ciro. Em nota sobre uma propaganda na TV feita pelo PT, o parlamentar chamou o presidenciável do PSB de "nanico da Dilma" e "neopaulista". Para o presidente do partido, o senador Sérgio Guerra (PE), o discurso de Ciro "cumpre tabela". "É previsível e não tem nenhum surpresa.". Pelo visto, Ciro está incomodano e muito

Não adianta chorar


O filme Lula, o Filho do Brasil, a ser lançado no inicio do ano eleitoral de 2010 vai dar o que falar. Nem tanto pela história da vida do Lula que chegou a Presidência da Republica. É que a Petrobras deverá levar o filme em seu ônibus-cinema para as cidades mais longínquas do País. A oposição não terá o que protestar: Lula não é candidato a nada. A revista IstoÉ, publicou hoje uma matéria sobre o filme. Veja

Sexta-feira, 9 de Outubro de 2009

Baixou a sabotagem

No Rio de Janeiro, com o governador Sérgio Cabral, aliado do Presidente Lula, a pane na Central do Brasil foi sabotagem, diz a polícia do Rio.

Em S. Paulo, com possível candidato, o ministro Haddad, para Lula, fraude do Enem pode ter sido sabotagem

E vamos que vamos, ainda falta um ano para a eleição...

Esse é o Serra, Péssimo administrador: Crise global afetou mais SP, diz FGV

A região metropolitana de São Paulo foi a que mais sofreu com a crise econômica entre as seis principais do País, de acordo com dados de pesquisa do Centro de Políticas Sociais (CPS) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi a única em que a miséria aumentou em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado, com expansão de 5,91% da classe E. Na média das seis regiões, a miséria caiu 4,82%.

"São Paulo é a região metropolitana mais identificada com a indústria e o sistema financeiro, que foram os setores mais atingidos pela crise"", disse o economista-chefe do CPS, Marcelo Neri. "Em agosto do ano passado estávamos às vésperas da crise e, apesar disso, a miséria e a pobreza diminuíram no Brasil", afirmou, sobre o resultado nacional.

A pesquisa é baseada em análise de dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ela mostra também que São Paulo teve em agosto o menor crescimento do conjunto de pessoas das classes de renda A, B e C, de 0,19%, entre as regiões no estudo. Nas demais, as classes alta e média tiveram aumentos bem maiores: Recife (6,05%); Salvador (5,11%); Porto Alegre (4,43%); Rio de Janeiro (1,55%) e Belo Horizonte (0,98%).

"São Paulo também tem poucos pobres, proporcionalmente, e acaba não sendo tão beneficiada por programas sociais para a pobreza como o Bolsa-Família quanto o Nordeste", disse Marcelo Neri.

A região metropolitana de São Paulo teve queda de renda média por habitante de 2,78% em agosto em relação a igual mês de 2008, passando de R$ 883,06 para R$ 858,48. Essa redução só não foi pior que a de 3,91% no Recife, enquanto a média de crescimento de renda per capita nas seis regiões foi de 1,56%.

Apesar desse aumento, a média das seis regiões ainda é inferior à de São Paulo em valor, totalizando R$ 662,15. Uma outra parte da pesquisa do CPS, baseada nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), também do IBGE, que considera as 27 capitais brasileiras, mostra que São Paulo caiu no ranking de mais alta renda domiciliar per capita. Saiu do quarto lugar entre 1997 e 1999, com R$ 952,82, para o oitavo, no período de 2005 a 2008, com R$ 891,58. Antes, esteve em sétimo lugar, entre 2001 e 2004, com R$ 816,40.

A capital com maior renda por habitante no período entre 2005 e 2008 é Florianópolis, com R$ 1.161,18. Em seguida vem Porto Alegre, com R$ 1.153,89; Vitória, com R$ 1.149,51; Brasília, com R$ 1.098,55, e Curitiba, com R$ 1.035,64. Ainda ficaram à frente de São Paulo, o Rio de Janeiro, com R$ 950,14, e Belo Horizonte, com R$ 941,60.Do blog Consciência Política

NÚMEROS

5,9% foi o aumentoda quantidade de miseráveis em São Paulo

4,8% foi a queda da miséria no resto do País

Lula diz que fraude no Enem foi trama ainda não explicada

O roubo das provas do Enem ainda é uma trama não explicada, disse nesta sexta-feira, 9, o Presidente Lula. Para o Presidente, o episódio é uma trama com intenções ainda desconhecidas. "Eu, sinceramente, não posso acreditar que, no momento que está vivendo o Brasil, alguém tivesse a intenção de roubar uma prova do Enem e passar para a imprensa", disse Lula.

Só faculdades, em cidades governado por tucanos, desistiram do Enem

Depois da Usp e Unicamp, agora foi a vez da Mackenzie anunciar que não vai mais utilizar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), para compor o resultado final do Vestibular 2010 do primeiro semestre.A UFMG (Minas Gerais), também desistiu..

"Antigamente, se levava para vender para os cursinhos. Eu não sei se tinha alguém que se sentiu prejudicado pelo Enem e resolveu fazer com que o Enem não desse certo este ano", afirmou o Presidente. Para Lula, quem está envolvido no roubo da prova pode ter pensando em prejudicar o governo mas, na verdade, foi irresponsável e "prejudicou a tentativa de milhões de jovens de, através do Enem, entrar na universidade".

O Presidente destacou a importância da prova como uma pretensão dos jovens para entrar em uma universidade. "A gente não pode afirmar a serviço de quem isso aconteceu. Eu não sei quem se sentiu prejudicado com o Enem". O Presidente afirmou que as pessoas que se sentiram prejudicadas com o sucesso do Enem e o novo formato da prova podem ser as responsáveis pelo vazamento.

Em resumo; Lula disse tudo o que eu, e os meus queridos leitores disseram aqui no blog.

Tucanos estão "perdidinhos" e desconhecem país, diz Ciro

O deputado federal Ciro Gomes (PSB), pré-candidato à governador em S.Paulo, afirmou ontem, em Belém (PA), que os tucanos estão "perdidinhos da silva".O PSDB estuda a possibilidade de pedir a suspensão do mandato de Ciro porque ele transferiu seu domicílio eleitoral do Ceará para São Paulo."Acho, e não é de agora e nem por causa desse episódio, que andam "perdidinhos da Silva"."

Ciro, que disse que o PSDB vive em uma "redoma" e não conhece o país.Como exemplo, Ciro citou que o PSDB distribuiu em Natal (RN) uma cartilha "para provar para o povo do Nordeste que quem fez o Bolsa Família foram eles, e não o Lula".

"Só que eles estão fazendo isso na frente de 8 milhões de famílias que sabem que dia começaram a receber, a partir de qual responsabilidade política esse benefício lhes chegou."

O deputado voltou a ironizar a suposta participação do governador José Serra (PSDB-SP) na tentativa de lhe tirar o mandato. "De vez em quando acontece dessas contra mim, quase sempre com a mesma fonte, mas o Serra sempre nega que tenha sido ele", afirmou.

"A Roseana Sarney também acredita que não foi ele que tentou. Ela acredita, e eu também", disse Ciro.

Ciro estava falando da arapuca armada por José Serra para tirar Roseana do caminho, na disputa pela prêsidencia. Serra concorria com Rosena, que era a líder nas pesquisas. Em 2002, a Polícia Federal apreendeu R$ 1,34 milhão em empresa que tinha Roseana como sócia. Igualzinho como o PSDB em S.Paulo quando Lula concorria com Alckmin. e apareceu um dossiê

Nenhum comentário: