"Dilma Roussef, eleita pelo nosso povo a primeira mulher Presidenta da História do Brasil."
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Essa é a Petrobras do PSDB
Do blog: Os Amigos do Presidente Lula
IndenizaçãoA 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou, ontem(quinta-feira, 21/05) que a Petrobras pague uma indenização individual de R$ 30 mil a um grupo de pescadores da Baía de Guanabara afetados pelo vazamento de óleo de uma refinaria da empresa em 2000 O vazamento de óleo da Refinaria de Duque de Caxias, ocorrido há nove anos, quando o presidente era o tucano Fernando Henrique Cardoso, prejudicou a atividade dos pescadores da região de Magé. De acordo com o desembargador Fernando Foch, o vazamento causou danos ao meio ambiente e suspendeu a captura de siris na região.
Mancha de óleo na baía da Guanabara atinge a colônia de pesca de Jurujuba, em Niterói (RJ), em julho de 2000, alcançando barcos pesqueiros que estavam parados2001:Relembre o caso da Petrobrax de Fernando Herique CardosoExplosão na P-36 foi causada por erros de manutenção e projeto, diz ANPO acidente com a plataforma P-36 da Petrobras foi causado por erros de projetos, manutenção e operação, segundo relatório da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e da Marinha. O relatório é bem diferente do que foi apresentado pela Petrobras no mês passado.Segundo a ANP, a principal causa da explosão foi um problema no fechamento de uma válvula.Entre as deficiências do projeto, estão até a classificação da área onde se localizava o tanque que explodiu, que não era considerada como área de risco.De acordo com o relatório, deveriam ser utilizados dispositivos de detecção e contenção de gás e ainda equipamentos resistentes a explosões.Outra deficiência no projeto é a ligação do tanque de emergência a um equipamento chamado "manifolde de produção", onde ficam armazenados óleo e gás. Segundo o superintendente de Desenvolvimento e Produção da ANP, Oswaldo Pedrosa, só havia uma válvula isolando o tanque desse equipamento. O correto seria a existência de mais válvulas, para garantir o isolamento entre o tanque e os combustíveis.
TCU vira nova trincheira da oposição
Se Gilmar Mendes já era problema no STF, se preparem, porque, agora, a oposição aparelha outro órgão: o TCU (Tribunal de Contas da União).O órgão, apesar de se chamar tribunal, é vinculado ao poder legislativo, e fiscaliza as contas do governo.A corpo técnico do tribunal é considerado eficiente, mas quem julga e faz acórdãos são os ministros.E é nesses ministros que residem os problemas.Nada contra fiscalizar as contas dos gestores públicos, pelo contrário, é imprescindível.Mas esse tribunal malcomunado com a oposição, cria problemas artificiais para atrasar obras do PAC, e cronogramas de investimento. No final dá em nada, mas o estrago para o cidadão brasileiro fica feito, com obstrução e atraso na geração de empregos, no desenvolvimento e na implantação de programas sociais.O presidente do tribunal é Ubiratan Aguiar. Ninguém menos do que um ex-deputado do PSDB do Ceará, da bancada do Senador Tasso Jereissati.Outro ministro que julga as contas do governo é José Jorge, ex-candidato a vice-presidente na chapa de Alckmin em 2006. Ex-senador do DEMos de Pernambuco.Segue a lista, Aroldo Cedraz, quadro do antigo PFL baiano, da bancada de ACM.Outros ministros estão com problemas na Polícia Federal, o que tem causado suspeitas de retaliação contra o governo.O caso do ministro Valmir Campelo está bem descrito em nota de Luis Nassif de 29/03/2009.Outro ministro do TCU, Augusto Nardes, já apareceu na Operação Navalha, e na Castelo de Areia seu filho aparece intermediando doações de empreiteiros (fiscalizadas pelo TCU) para políticos do DEMos, PSDB e outros.Causa estranheza o súbito interesse do Tribunal em divulgar com estardalhaço fraudes no Bolsa-família e no Pro-Uni, com ocorrências em porcentagem pequena diante do universo de beneficiários.Criou-se a figura da fiscalização politiqueira e eleitoreira.Em seguida há uma espécie de linha de produção de dificuldades contra a Petrobras para a CPI da PetrobraX de José Serra.Há também casos de irregularidades que não existem em obras do PAC, causando atrasos, paralisação de obras, e dispensa de funcionários.Nosso leitor Marcos, também constatou o fato nas Universidades Federais, onde também estão investigando tudo e dificultando a realização de projetos importantes do Governo Federal.Tudo isso, parece, para que esses projetos sejam entregues às Universidades privadas ou, então, não sejam desenvolvidos, para alegar que o Governo não conseguiu implementar os projetos para a educação.
Manifestação da CUT e Força Sindical em defesa da Petrobras em S.Paulo
CUT e Força Sindical acertaram repetir a dose da manifestação de ontem no Rio de Janeiro em defesa da Petrobras. Será na próxima quinta em São Paulo. O ponto de encontro será a avenida Paulista, onde funciona um escritório da estatal.A passeata em defesa da Petrobras realizada ontem no centro do Rio de Janeiro reuniu, ontem, cerca de 5.000 pessoas.Participaram da passeata deputados federais e estaduais petistas. Caravanas de sindicatos de metalúrgicos de várias partes do país também estiveram no ato. A manifestação acabou com um abraço simbólico à sede da Petrobras.... Do alto de um caminhão de som, sindicalistas gritavam: "Sai seu tucano, sai ladrão. Larga a Petrobras, que é patrimônio da nação".
Dono da Gol tem prisão preventiva decretada pela Justiça
O dono da Gol, Nenê Constantino, teve prisão preventiva decretada ontem (21) pela Justiça. A Polícia Civil do Distrito Federal já está à procura do empresário para efetuar a prisão, e pode declarar a condição de foragido caso não o localize nas próximas horas – os agentes não o encontraram nos endereços residenciais e comerciais.No inquérito instalado na Polícia Civil do DF, Constantino é acusado de ser o responsável pelo homicídio do líder comunitário Sem-Terra, Márcio Leonardo de Sousa Brito, alvejado com três tiros de revólver em 2001. Márcio encabeçou a ocupação, naquele ano, de cerca de cem pessoas a um terreno pertencente à viação Planeta em Taguatinga (DF), de propriedade de Constantino.A polícia do DF descobriu que dois empregados do empresário, já indiciados como co-autores do crime, contrataram um pistoleiro em Goiânia (GO), ainda não capturado, para executar o líder comunitário. A intenção do assassinato era intimidar os invasores do terreno. A polícia apurou também que, antes do assassinato, o empresário fez ameaças diretas de morte a Márcio, que teve o barraco incendiado e foi fisicamente agredido.O delegado responsável pelo caso, Luiz Julião Ribeiro (Divisão de Investigação de Crimes contra a Vida), diz estar “fartamente caracterizado” que Constantino usa seu poder político-econômico para interferir no andamento do processo, e que a prisão preventiva tem justamente o objetivo de garantir a eficácia dos trabalhos investigativos.
2.500 gaúchos acendem velas pelo impeachment de Yeda
2.500 Servidores públicos e estudantes fizeram uma "caminhada luminoso", na noite desta quinta-feira (21) para exigir a apuração das denúncias de Caixa 2 e a saída da governadora Yeda Crusius - segundo a Agência Chasque.Os manifestantes caminharam carregando velas da sede do sindicato dos professores da rede estadual (CPERS), no Centro de Porto Alegre, até o Palácio Piratini, na Praça da Matriz.Ao chegar no local, as velas foram colocadas em uma armação de madeira que estava no chão e formava a palavra "impeachment".No protesto, foram usadas 860 velas para marcar os dias do governo de Yeda Crusius.A presidente do CPERS, Rejane de Oliveira, afirma que foram dias de agonia e que não há mais condições de Yeda governar depois das denúncias de corrupção."Chegamos na Praça da Matriz pedindo o impeachment da governadora e o afastamento imediato. O povo gaúcho é honrado e trabalhador, não pode ter como sua governadora alguém que está sob suspeita", diz.Próxima manifestação será no dia 27, em frente ao Ministério Público Federal (MPF), em Santa Maria (RS).
Globo repete episódio "Diretas Já", e esconde passeata
Ontem a CPI da PetrobraX de José Serra era notícia, com a careta de Arthur Virgílio e Álvaro Dias indo ao ar.Hoje teve uma passeata de grandes proporções no Rio de Janeiro, contra a mesma CPI, e nada foi ao ar.Posso assegurar que a passeata foi notícia nacional, e foi um evento fora do normal, de grandes proporções, como poucos que acontecem no Rio.Teve comparecimento maciço de trabalhadores (incluindo aposentados, é claro), estudantes, comitivas vindo de outras cidades e estados.Se Arthur Virgílio é notícia no Congresso, por que uma dúzia de Congressistas numa passeata de milhares de pessoas não seria?Só uma propaganda da SABESP em rede nacional paga por José Serra, e ideologia elitista, explica tamanho disparate.A Globo cumpre sua sina. No passado, escondeu o comício das Diretas Já, mostrando como se fosse a festa de aniversário de São Paulo. Dessa vez nem mostrou.Se trabalhadores, estudantes, cidadãos, lideranças políticas que estufam o peito e soltam a voz, cantam o Hino Nacional em frente a empresa, que é símbolo do nacionalismo econômico, não tem vez na tela da Globo, porque assistir esse canal?TV que discrimina e se lixa para trabalhador, sabota empregos, não merece audiência desse trabalhador, nem de sua família.Que a Globo fique só com a audiência da elite econômica para quem a TV atende.
Até o demo!
Essa eu pesquei na coluna da Renata Lo Prete- Vitor Penido (DEM-MG) defende a prorrogação de mandatos para congressistas e chefes do Executivo. "Aproveitando que o Lula não está fazendo um mau governo e que tem altíssima aprovação, tenho certeza de que o povo vai aplaudir." disse o deputado. O deputado diz enfrentar a "cara feia" dos correligionários...Então né, o DEM está com medo de não eleger ninguém na próxima elição.E tem maisOs governistas avaliam que ACM Jr. (DEM-BA), indicado pela oposição para presidir a CPI, não será um incendiário na condução dos trabalhos. Considera-se que a proximidade com empreiteiras detentoras de contratos com a estatal enquadrará o senador.Contratada pela Petrobras, a UTC Engenharia concentra suas doações eleitorais a campanhas com o DEM, partido de ACM Jr.Nas eleições municipais do ano passado, o deputado ACM Neto, filho do senador, foi o único candidato a prefeito da oposição em capitais apoiado nominalmente pela UTC recebeu R$ 10 mil.Em 2006, na campanha à reeleição, Paulo Souto (DEM) recebeu R$ 150 mil.
O que foi dito na passeata em defesa do pré-sal e da Petrobras
A tônica dos discursos foi a defesa do pré-sal e da Petrobras contra a privataria e sabotagem demo-tucana, mas alguns novos enfoques (nem tão novos assim), chamaram atenção:Um deles foi o questionamento do TCU estar completamente aparelhado por demo-tucanos, e estaria criando dificuldades artificiais.Ubiratan Aguiar, presidente do TCU, foi deputado pelo PSDB do Ceará (olha o Tasso aí, gente) de 1995 até 2001, e sempre votou com FHC contra os interesses da Petrobras, e a favor de petroleiras estrangeiras.Outro enfoque interessante foi quando comparou a CPI da PetrobraX demo-tucana à convocação do então presidente Collor para os brasileiros saírem de verde-amarelo às ruas. O resultado revelou-se o tiro de misericórdia no mandato de Collor. A população ganhou as ruas na época, mas vestidas de preto, com a cara pintada e exigindo o impeachment.Com José Serra está acontecendo a mesma coisa.Na próxima segunda-feira, 25, os movimentos sociais realizam em Recife (PE), haverá outro ato, porém, está anunciado na forma de debate sobre o restabelecimento do monopólio estatal do petróleo. A confirmar local e hora.Uma nova manifestação em defesa da Petrobrás e por uma nova legislação para o setor petróleo será organizado em Brasília, uma vez que o alvo é pressionar o Congresso, para passar uma nova legislação adequada aos interesses nacionais.
PT de volta às ruas e junto às bases
Os demais partidos, mesmo manifestando apoio, e comparecendo com militância e representantes, não levaram suas lideranças mais populares no Rio de Janeiro à passeata.Pelo PCdoB foi notada a ausência de Jandira Feghali. Pelo PDT, de Paulo Ramos, Miro Teixeira e Cidinha Campos. Pelo PSB, de Alexandre Cardoso. Pelo PSOL, de Chico Alencar e de todos os outros.Os partidos que compareceram em peso com lideranças foram o PT e o PCB (não confundir com PCdoB). O PCB, mesmo fazendo oposição de esquerda ao governo Lula, não tem parlamentares, mas seus líderes, como Ivan Pinheiro, compareceram.Lá vou eu cometer injustiça de não citar algum nome que estava presente, mas vamos lá.Essa passeata pelo "pré-sal é nosso" e em defesa da Petrobras, marcou a presença de diversos parlamentares do PT. Foi o partido que mais compareceu com lideranças.Já na concentração, na Candelária, discursaram no carro de som, na foto abaixo da esquerda para a direita:O Deputado Federal Chico D'Angelo (PT/RJ)A Deputada Federal Iriny Lopes (PT/ES)A Deputada Estadual Ines Pandeló (PT/RJ)O Deputado Federal Luiz Sérgio (PT/RJ)O Vereador da cidade do Rio de Janeiro Reimont (PT/RJ)O Deputado Federal Carlos Santana (PT/RJ)... e veio da Bahia o Deputado Federal Luiz Alberto (PT/BA):Na foto abaixo, o Deputado Estadual Rodrigo Neves (PT/RJ) - o segundo a partir da esquerda, ao lado da presidente da UNE Lucia Stumpf.Já na porta da Petrobrás (abaixo), o Deputado Federal Antonio Carlos Biscaia (PT/RJ), ao lado de Luiz Sérgio, juntando-se a outros.O Dep. Fed. Biscaia ao lado do Dep. Est. Alessando Molon, representa os leitores do blog "Os amigos do Presidente Lula" que não puderam comparecer pessoalmente:O prefeito de Nova Iguaçu, e pré-candidato a governador do Rio de Janeiro, Lindberg Farias (PT/RJ), discursando no centro da foto:O Dep. Fed. licenciado Jorge Bittar (PT/RJ), atual secretário municipal de habitação do Rio de Janeiro, discursando na foto abaixo:A seguir o Deputado Biscaia ao lado de Elisabete, líder comunitária da Associação da Anastácia, e depois, com o vereador Reimont:A militância do PT compareceu com suas bandeiras:
O abraço dos Amigos do Presidente Lula, de todo o Brasil, que não puderam comparecer à Petrobras
Além de mim, quem deu o abraço por todos vocês, em defesa do pré-sal e da Petrobras, foi o Deputado Federal Antônio Carlos Biscaia (PT/RJ) e o Deputado Estadual Alessandro Molon (PT/RJ).
Como havia lhes prometido, imprimi a lista com o nome de todos e um pouco antes do meio-dia, a levei comigo. A lista com com o nome de todos vocês é esta aí acima nas mãos de Biscaia e Molon (que também foram abraçar a Petrobras).Em tempo: o prefeito de Nova Iguaçu e candidatíssimo a governador em 2010, Lindberg Farias (PT/RJ), também repetiu o gesto de Biscaia e Molon, e fez questão de dizer que representava todos, inclusive paraibanos, sua terra natal, mas ... vou ficar dvendo ess.Então vai a foto um pouco antes, dele discursando, dizendo tudo o que queríamos ouvir sobre a os traidores demo-tucanos do povo brasileiro:
Aquele abraço... Petrobras
As primeiras fotos da manifestação no Rio de Janeiro
Os organizadores da passeata em defesa da Petrobras no do Rio de Janeiro , esperavam contar com 2 mil pessoas. Mas antes mesmo do inicio do protesto já tinham mais de 2.500 pessoas, de acordo com a Polícia Militar(Há de se levar em conta que hoje é um dia normal de trabalho). O protesto foi organizado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), UNE e entidades de movimentos sociais, como o MST . trânsito foi interrompido em toda a Avenida Rio Branco, uma das principais do centro do Rio. No final do protesto, todos vão dar um abraço no prédio da sede Petrobras .
Como eu moro no Rio de Janeiro, estou indo nesta quinta na passeata e dar o abraço simbólico à Petrobrás, por tudo o que ela representa para o Brasil e para o povo brasileiro. Depois eu conto tudo como foi.Quem não pode ir pessoalmente e quer que eu dê o abraço por vocês?É só deixar o nome nos comentários (basta o nome/apelido e/ou cidade, se quiser).Quem assinar até às 11:30 horas da manhã desta quinta dá tempo, porque vou fazer um "pit-stop" nesse horário para imprimir a listagem.E vou levar comigo a lista com o nome de todos, para colocá-la no meio da corrente do abraço. Depois eu mostro a foto pra vocês.Quem assinar depois também tá valendo a intenção.
Pré-sal e Petrobras une partidos de esquerda e trabalhadores
CUT e CTB eram as bandeiras mais vistas das centrais sindicais, mas também marcaram presença Força Sindical. Comlutas e Intersindical manifestaram apoio.Militantes do PT, PCdoB e PCB levaram suas bandeiras.Manifestaram apoio também PDT, PSB, PSTU e estudantes do PSOL.MST, UNE, FUP (Federação dos petroleiros), Sindpetro (sindicato dos petroleiros), Sindicato dos metalúrgicos do RJ, Sindicato dos Bancários do RJ, representantes de sindicatos do Espírito Santo, da Bahia e de São Paula compareceram.
Milhares nas ruas na conquista do "pré-sal é nosso"
O pré-sal é nosso, o povo tomou conta, tomou as dores, comprou a briga, e o PSDB e DEM não vão conseguir entregar para estrangeiros.Foi muita gente, mas muita gente mesmo. Mais do que eu pensava.Milhares de brasileiros em passeata, lotaram Av. Rio Branco marchando em direção à sede da Petrobras:À medida que a passeata caminhava pela Av. Rio Branco (uma das mais movimentadas do Rio), encheu como um mar de gente, tomando todas as pistas. Daqui (foto acima) é impossível ver o carro de som, algumas quadras atrás desse mar de gente.Entre 11 horas e meio-dia, a Avenida estava tomada em grande extensão.Foto (acima) tirada do meio da extensão da passeata. Bem lá ao fundo vê-se o carro de som.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário