sexta-feira, 12 de março de 2010

Supremo investiga senador Efraim Morais do DEM por fraude

Fonte: Os Amigos do Presidente Lula

sexta-feira, 12 de março de 2010


O DEM toma conta da chave do cofre do senado...Perigo!

A primeira-secretaria do Senado, chefiada pelo senador Heráclito Fortes, esteve sob o comando de parlamentares do DEM (ex-PFL) em 10 dos últimos 18 anos. É esse órgão que administra contratos que vão desde a seleção de mão de obra terceirizada à negociação com empresas para prestação de serviços. Não por menos ficou conhecida como "cofre do Senado". À primeira-secretaria também é subordinado o diretor-geral da Casa.

Entre 1995 e 2009, o cargo, topo de carreira no Senado, foi ocupado por Agaciel Maia, da família dos Maias...Rodrigo Maia, Cesar Maia, Agripino Maia....

Só no ano passado, a Mesa Diretora detectou irregularidades em 16 contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada. As fraudes incluem nepotismo, superfaturamento, pagamentos por serviços não prestados e perpetuação de empresas mediante contratos aditivos.Nunca se esquecendo de que, DEM, é o partido aliado e cotado para ser o voce do governador e candidato á presidência, José Serra (PSDB)

sexta-feira, 12 de março de 2010


Ministro defende multa a Lula e Dilma

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Felix Fischer, defendeu ontem, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o Presidente Lula e a ministra Dilma sejam punidos com multa de R$ 5 mil cada um por propaganda eleitoral antecipada. O problema, segundo ele, ocorreu em evento no município de Araçuaí (MG), em janeiro. Sete ministros do TSE, incluindo Fischer, julgam um recurso da oposição — PSDB, DEM e PPS — contra decisão de um ministro auxiliar do TSE que rejeitou o pedido deles para que Lula e Dilma fossem punidos. O placar do julgamento está 3 x 1, favorável a Lula e Dilma. O julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Fernando Gonçalves.

sexta-feira, 12 de março de 2010


PIB cai em 2009, mas já cresce como antes da crise


O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu 0,2% em 2009, O PIB do último trimestre do ano passado, no entanto, cresceu 2% em relação ao trimestre anterior (8,2% anualizado), descontadas as influências sazonais.

A economia, na verdade, já retomou um ritmo que é, no mínimo, equivalente ao dos três primeiros trimestres de 2008, quando o crescimento em 12 meses estava em torno de 6,5%. O nível absoluto do PIB já quase encostou no do terceiro trimestre de 2008, que corresponde ao ponto mais alto jamais alcançado. Os dados do PIB foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado brasileiro do ano passado, na realidade, representa mais uma estagnação do que uma queda, já que está muito próximo a zero. Numa comparação global de países de economia relevante, o Brasil figura entre os de performance menos ruim. Em valores, o PIB do Brasil em 2009 registrou R$ 3,143 trilhões.

Apesar do PIB decepcionante de 2009, o consumo das famílias continuou a crescer, registrando expansão de 4,1%. Isso significa uma quebra na aceleração entre 2004 e 2008, período no qual o indicador subiu em ritmo crescente de 3,8% até 7%. Ainda assim, como nota Pessôa, o crescimento do consumo das famílias de 4,1% fez com que a população sentisse os efeitos da crise de forma muito atenuada: "É o que explica a manutenção em alta da popularidade do governo", diz o economista Samuel Pessôa, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio.

Também ligado ao bom ritmo do consumo das famílias, o setor de serviços sobressaiu-se em 2009, sendo o único que apresentou variação positiva, com crescimento de 2,6%. O maior destaque nos serviços foi o segmento de intermediação financeira, que inclui crédito bancário, seguros, planos de saúde e previdência complementar, que cresceu 6,5% .

O IBGE também anunciou ontem revisões em quatro dos três trimestres anteriores ao último de 2009 - exatamente o período que compreende a crise global, desde a quebra do Lehman Brothers, em setembro de 2008. A revisão mostra um PIB que cai mais no primeiro momento, mas também se recupera mais velozmente.

Assim, o resultado (sempre na comparação com o trimestre anterior, em base dessazonalizada)do último trimestre de 2008 passou de queda de 2,9% para 3,5%; o do primeiro trimestre de 2009 manteve-se em queda de 0,9%; o crescimento no segundo trimestre do ano passado aumentou de 1,1% para 1,4%; e o do terceiro trimestre subiu de 1,3% para 1,7%.

Na realidade, o mercado já esperava que houvesse revisões, e acertou em cheio o resultado do PIB de 2009, com a mediana das projeções colhidas pela Agência Estado batendo exatamente em recuo de 0,2%.Agência Estado

sexta-feira, 12 de março de 2010


Lula explica como acabou com a relação corrupta de governos anteriores com a imprensa




Em seu discurso na Conferencia Nacional da Cultura, o presidente Lula pregou a democratização da cultura e das verbas de incentivo cultural.

O presidente explicou também como acabou com a relação corrupta entre a imprensa e governos demo-tucanos anteriores, o que resultou nas tentativas de derrubá-lo:

Eu lembro quanta "curiosidade" despertou o ministro Franklin Martins, quando resolveu diminuir o gasto com publicidade nas TV pagando apenas a mídia técnica. Ou seja, você [a emissora de TV] vai ganhar pelo que você vale, e não pelo que você "pensa que vale"...

... Neste país, eles [os donos da imprensa] não estavam acostumados a ter um presidente da República que não precisa almoçar,  jantar e tomar café com eles para governar este país.


A gente já sabia, mas como é bom ouvir isso de nosso presidente.

Melhorar a diversidade cultural da programação da TV brasileira

Lula continuou criticando a programação concentrada nas mãos de poucos, da TV brasileira:

“Possivelmente vocês não tenham dimensão da contribuição que vocês estão dando ao país ao saírem das suas cidades, ao saírem da casa de vocês e da frente da TV onde só passa enlatados. Tem filme que passa 90 vezes. Os artistas já ficam íntimos da gente. Você liga a TV e o artista fala: 'oi, Lula'. A [primeira-dama] Marisa acha até que é parente dela”, [arrancando risos da plateia].

sexta-feira, 12 de março de 2010


Falsos democratas: Donos dos jornais agem querendo que o editorial deles seja a única voz pensante

O presidente Lula, em seu discurso na Conferencia Nacional da Cultura, nesta quinta-feira (11), criticou os editoriais dos jornais:

“Vocês prestem atenção, se vocês são como eu que não gostam de ler notícia ruim, vocês prestem atenção no noticiário, porque política e eleição também são cultura. Sobretudo o resultado. Prestem muita atenção daqui para frente. Leiam os editoriais dos jornais, que a gente pensa que só o dono lê. Às vezes, é bom ler para a gente ver o comportamento de alguns falsos democratas que dizem que são democratas, mas que agem querendo que o editorial deles fosse a única voz pensante no mundo”.

sexta-feira, 12 de março de 2010


De olho em SP, Ciro já estuda problemas do Estado

Mesmo que o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) venha afirmando que pretende disputar a sucessão presidencial nas eleições de outubro, setores do PT e do próprio PSB trabalham com a possibilidade de emplacar seu nome para a disputa ao governo do Estado de São Paulo. Nos últimos dias, o parlamentar tem se reunido com lideranças dos dois partidos na capital para receber um diagnóstico dos problemas e desafios do Estado.

De acordo com fontes ouvidas pela Agência Estado, a próxima semana deverá ser decisiva para uma definição de Ciro e do PSB sobre o futuro do deputado. Ele é esperado para uma reunião com todos os partidos da frente de oposição ao PSDB, formada por PT, PSB, PDT, PCdoB, PTC, PRB, PSC e PTN. A coalizão espera também ter o apoio do PHS e PR, que também negociam a adesão ao grupo.

Ciro deve ainda conversar com o presidente Lula. Leia mais aqui.

sexta-feira, 12 de março de 2010


Adeus ao Glauco!

Recebi a triste notícia pelo facebook, pelo meu amigo Stocker. Fiquei sem palavras.
Conheci o Glauco num lançamento de livro de seus Quadrinhos muito loucos, nos idos de 1982...
Nunca mais o vi, só acompanhava seus trabalhos pela imprensa e nas revistas que ele lançava. Gostava da sua liberdade de traço e humor irreverente. Acompanhei seu momento de transição espiritual, quando ingressou no Santo Daime.
Achei que o seu humor ficou menos ácido, mas continuou engraçado como sempre.
Certa vez, o Guerrinha, meu primo foi a uma Festividade no sítio do Glauco e ao falar de mim, o Glauco disse que éramos amigos, que ele conhecia minhas charges sindicais.
Vejam que ser humano. Famoso, requisitado, uma celebridade. Podia ter dito que só tinha me visto uma vez...























Lula e Dilma visitam Araucária, Curitiba e Londrina

O presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff tem intensa agenda no Paraná hoje.

Às 11h15 participam, em Araucária (PR), da Cerimônia de conclusão da primeira etapa das obras de ampliação e modernização da Refinaria Getúlio Vargas (Repar) e inauguração da Unidade de Propeno. Na Rodovia do Xisto, BR 476, Km 16.

Mais de 15 mil profissionais estão trabalhando na modernização e espera-se chegar ao final do ano com aproximadamente 20 mil contratados.

Às 13h o presidente visita, em Curitiba, a fábrica de placa-mãe e linha de montagem de computadores da Positivo Informática. Rua João Bettega 5.2, CIC-Cidade Industrial.

Em seguida segue para Londrina, e visita o complexo da central de atendimento da empresa Dedic GPTI, às 17h20 na Avenida Luigi Amorese, 6.485, Jardim Leonor.

Às 18h participa da cerimônia de inauguração do complexo da central de atendimento da empresa Dedic GPTI. Avenida Luigi Amorese, 1.383, Gleba Cambé.

A agenda no Paraná termina com a assinatura de contratos do programa "Minha Casa, Minha Vida", para Londrina, às 19h.

sexta-feira, 12 de março de 2010


Justiça nega bloqueio de contas da Bancoop e questiona atuação de Blat

Esvazia o balão da tropa de choque de José Serra na imprensa com a tentativa de transformar a Bancoop em escândalo midiático nacional.

A Justiça de São Paulo negou nesta quinta-feira (11) o pedido de bloqueio das contas da Bancoop e não autorizou a quebra do sigilo bancário do ex-presidente da cooperativa, João Vaccari Neto, atual secretário de Finanças do PT.

Os pedidos haviam sido feitos pelo promotor José Carlos Blat – que, sem base jurídica nem factual, tem usado a imprensa na tentativa de envolver o PT e seus integrantes no processo que investiga supostas irregularidades na administração da Bancoop, uma cooperativa habitacional ligada ao Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Em seu despacho, o juiz questionou porque o pedido de bloqueio só veio agora, passados mais de três anos do início da investigação. Quanto à quebra de sigilo, determinou ao promotor aponte, nos autos, os indícios que o levaram a fazer tal solicitação.

O juiz também negou o pedido de oitiva para ouvir Vaccari e outras pessoas. Segundo ele, para que eventualmente o inquérito chegue a essa fase, primeiro o promotor deverá prestar todos os esclarecimentos necessários.

Bloqueio das contas impediria entregar os imóveis que faltam aos cooperados

O bloqueio das contas da instituição, pedida de forma irresponsável por Blat, impediria o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Bancoop e o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) em 2009. O documento estabelece regras e prazos para a conclusão de obras e entrega de imóveis para os cooperados.

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vacarezza (PT-SP), disse que a investigação é uma "articulação política mal engendrada".

quinta-feira, 11 de março de 2010


Globo inventa resposta do presidente Lula sobre Ronaldinho

A ânsia do jornalismo da Globo de produzir intrigas com o presidente Lula não tem limites. Até o Globo Esporte inventou uma resposta do presidente Lula que nunca existiu.

Na entrevista concedida à agência de notícias Associated Press (AP), na última terça-feira, o presidente falou sobre a seleção brasileira e elogiou o trabalho de Dunga, mas não fez referência a nenhum jogador especificamente.

As entrevistas do presidente sempre são em português e ficam disponíveis à imprensa no site do Planalto (em áudio e em texto).

A baixa qualidade do jornalismo da Globo, recorreu à entrevista traduzida de forma errada pelo site 'Goal.com', em vez de conferir a entrevista original disponibilizada pelo Planalto.

O Globo Esporte acabou tendo que desmentir o que havia publicado:



Veja o trecho da entrevista de Lula onde ele fala sobre seleção brasileira e Copa do Mundo:

Jornalista: Presidente, eu queria aproveitar para pedir um palpite para o senhor sobre a Copa do Mundo na África do Sul. Como acha que vai estar o Brasil aí nessa Copa? Dunga falou uma coisa: que jogador que está fora da Seleção é melhor do que o que está dentro. O senhor acha que está faltando algum jogador na Seleção?

Presidente: O que o Dunga falou?

Jornalista: Que jogador bom é aquele que está fora, que não é convocado, não é? O jogador ruim é aquele que está dentro. Acho que, um pouco, falando sobre o caso Ronaldinho.

Presidente: Bem, eu acho que o Dunga fala com autoridade moral. É importante lembrar que em [19]90 o Dunga foi acusado do fracasso da Seleção brasileira na Itália, não é? E, em [19]94, o Dunga voltou e foi campeão do mundo nos Estados Unidos, como capitão da Seleção brasileira. No Brasil é o seguinte: cada um de nós é um técnico. O Brasil tem 190 milhões de técnicos, todo mundo é metido a entender de futebol. Então, normalmente acontece. O técnico, que tem a responsabilidade de consultar seus assessores e convocar, de repente as pessoas ficam dizendo: “Ah, mas tal jogador que não foi convocado é melhor”. Se tem uma coisa que eu gosto no Dunga é que ele está convocando jogadores que, naquele momento, estão jogando melhor. Esse é um critério. O outro critério é o critério da confiança. Não basta o jogador ser bom, é preciso saber se o jogador tem a confiança do técnico no cumprimento das orientações táticas que o técnico dá, porque futebol é um esporte coletivo, ou seja, não basta você ficar rebolando sozinho, você tem que chegar no gol do adversário e marcar gol. E eu acho que o Dunga está fazendo um bom trabalho de equipe. Então, eu ... O Dunga tem sido um técnico de sucesso no Brasil, mais do que muita gente famosa que dirigiu a Seleção brasileira.

quinta-feira, 11 de março de 2010


Informe Zé Pedágio: São Paulo-Guarujá-São Paulo custa R$ 26,00

Quem foi ao Guarujá assistir o governador José Serra (PSDB/SP) inaugurar uma maquete, pagou R$ 26,00 de pedágio.

Na ida paga R$ 17,80 e na volta R$ 8,20.

A distância rodoviária entre as duas cidades é 95Km (ida e volta = 190 Km).

Para consultar pedágios da capital a outras cidades do interior paulista clique aqui.

quinta-feira, 11 de março de 2010


Vendas do varejo crescem 2,7% de dezembro para janeiro

As vendas no comércio varejista abriram o ano em alta e registraram crescimento de 2,7% em janeiro na comparação com dezembro, quando haviam registrado queda de 0,4%.

Em relação a janeiro de 2009, a alta foi de 10,4%. No período que inclui os últimos 12 meses encerrados em janeiro, a atividade acumula expansão de 6,2%.

Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As principais altas foram verificadas em móveis e eletrodomésticos (7,9%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,8%); livros, jornais, revistas e papelaria (3,2%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,5%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,0%); material de construção (1,9%); e em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%); Leia mais aqui.

quinta-feira, 11 de março de 2010


Marolinha: PIB de 2009 fecha com retração de apenas 0,2%, mas último trimestre cresceu 2%

A economia brasileira cresceu 2,0% no quarto trimestre do ano passado na comparação com o terceiro trimestre, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o Produto Interno Bruto (PIB) do País fechou 2009 em baixa de 0,2%.

A expansão da indústria no terceiro trimestre foi destaque, com crescimento de 4%, acima dos outros setores.

A leitura do PIB confirma que a economia brasileira reagiu bem aos efeitos da econômica mundial, graças à ação rápida do governo federal. As medidas tomadas no ano passado, para combater os efeitos da turbulência, passaram pela liberação do compulsório dos bancos, pelo aumento do crédito, por incentivos fiscais aos setores mais afetados e pela redução da Selic (a taxa básica de juros da economia).

Devido ao tamanho da crise internacional, os números do Brasil foram muito positivos.
Os EUA tiveram uma retração de 2,4%.
Países Europeus da Zona do Euro, tiveram retração de 4,1%
A Rússia caiu 7,9%.
A média mundial foi uma retração quatro vezes maior do que a do Brasil: 0,8%.

Entre os países do G-20, apenas 5 países tiveram resultado melhor do que o Brasil. Cresceram apenas a China (8,7%), Índia (5,6%), Indonésia (4,5%), Austrália (2,7%). Coreia do Sul ficou praticamente estável, com leve alta de 0,2%, resultado muito semelhante ao brasileiro. Leia mais aqui e aqui.

quinta-feira, 11 de março de 2010


Heráclito Fortes faz acordão e poupa Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi

Dentro de 90 dias o senador Arthur Virgílio Neto (PSDB/AM) poderá viajar tranquilo para Paris, mesmo que esqueça o cartão de crédito em Manaus, pois Agaciel Maia continuará funcionário do Senado.

O ex-diretor-geral da casa, Agaciel Maia, será poupado da demissão.

Apesar da denúncia por improbidade administrativa, o primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEMos/PI), decidiu por aplicar apenas uma suspensão de 90 dias, depois da qual Agaciel voltará a receber salário normalmente.

A mesma penalidade foi aplicada ao ex-diretor de Recursos Humanos, João Carlos Zoghbi.

Heráclito se escora em um parecer assinado por dez advogados da Advocacia-Geral do Senado, contrariando a recomendação pela demissão feita por dois dos três integrantes da comissão de sindicância que investigou o caso por seis meses. Os servidores Paulo Henrique Soares e Gustavo Ponce concluíram que Agaciel cometeu o crime. Terceira integrante da comissão, Helena Guimarães divergiu dos colegas. Em junho de 2009, uma comissão de sindicância da Casa encontrou 663 atos da diretoria não publicados que tratavam de criação de cargos, contratação e exoneração de parentes de senadores, entre outros.

Quem acompanhou a crise política do Senado no ano passado, está tendo a mais peremptória confirmação de que a campanha demo-tucana pela "ética" no Senado, não passou de tentativa de enganar trouxas.

Há muita coisa errada no Senado, a começar por discutir sua extinção, implantando um regime unicameral, passando pelo acintoso orçamento anual de R$ 3 bilhões. Mas uma faxina na casa começa justamente pela área que toma conta do cofre do Senado: o cargo de primeiro-secretário. Sempre ocupado por senadores do DEMos. Antes por Efraim Morais (DEMos/PB) e agora por Heráclito Fortes (DEMos/PI), que se acertou com Agaciel e Zoghbi.

quinta-feira, 11 de março de 2010


"Pós-Lulécio": políticos mineiros aecistas farão campanha para Dilma e Anastasia

É o que publica o jornal Estado de Minas, em matéria de Patrícia Aranha, abaixo:

Dezenas de prefeitos mineiros de vários partidos aguardam apenas a confirmação oficial da candidatura do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), à Presidência da República, para deflagrar a operação “Dilmasia”, uma reedição do “Lulécio” vitorioso em 2006, quando pediram votos para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e para o governador mineiro, Aécio Neves (PSDB). Dessa vez, além de mostrarem a força de Minas na campanha da candidata de Lula — a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT) —, eles estão empenhados em garantir a Aécio uma grande votação no Senado e a eleger o candidato dele ao Palácio da Liberdade, o vice-governador Antonio Anastasia. (PSDB).

O trocadilho com a palavra azia está sendo usado contra o governador paulista. “Não temos que engolir o Serra. Com a indisposição causada pela candidatura dele, a Dilmasia vai ser maior ainda”, ironiza o prefeito de Salinas, no norte de Minas, José Antônio Prates (PTB), expulso do PT em 2007 exatamente por ter lançado o Lulécio. Agindo assim, os prefeitos atenderiam, segundo ele, a um “apelo das bases”, que estariam frustradas com a impossibilidade de votar em Aécio para presidente. “O Serra vai levar uma surra em Minas, que vai decidir novamente a eleição presidencial”, previu.

Há quatro anos, a articulação que também envolveu candidatos a deputado estadual e federal foi fundamental para a reeleição de Aécio com 77% dos votos ainda em primeiro turno e para a vitória esmagadora de Lula no segundo colégio eleitoral do país, quando o adversário Geraldo Alckmin (PSDB) obteve, no segundo turno, menos votos do que no primeiro.

Prates se recorda do início do movimento. Em 27 de março de 2006, comandou um grupo de 19 prefeitos petistas que entregaram a Aécio, no Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governador, um manifesto de apoio à reeleição do tucano. O movimento se alastrou para outras legendas. Mesmo obrigado a deixar o partido, ele garante: muitos prefeitos do PT vão se integrar novamente à campanha. O motivo seria simples: os administradores municipais teriam sido bem tratados nos dois mandatos de Lula e de Aécio. “Nem é Dilmasia, é o Lulécio de novo”, resume. A estratégia não é feita apenas de traições, já que boa parte das siglas da base aliada do governo Lula fazem parte da gestão de Aécio, como PDT, PV, PSB, PTB e PP. “O movimento já está articulado e só tende a crescer. Só estamos esperando a oficialização das candidaturas. Por enquanto, apenas Dilma é candidata”, afirmou.

quinta-feira, 11 de março de 2010


Ministro da Cultura deixa PV para apoiar Dilma

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, formalizou, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia, sua desfiliação do Partido Verde (PV). A decisão do ministro foi motivada pelo desacordo entre Ferreira e a direção do PV, que pretende lançar a candidatura da senadora Marina Silva (AC) à Presidência da República. Ferreira gostaria que o partido apoiasse a candidata do governo, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT).

Juca ingressou no Ministério da Cultura ainda em 2003, primeiro ano do governo Lula, convidado por seu antecessor, Gilberto Gil. Secretário-executivo da pasta por mais de cinco anos, ele assumiu o ministério em agosto de 2008. Ferreira deverá permanecer no cargo até o fim do ano.

Juca fez toda sua carreira como militante do PV e era considerado uma das estrelas do partido. Ele foi duas vezes eleito vereador de Salvador e serviu como secretário municipal da capital baiana. Leia mais aqui.

quinta-feira, 11 de março de 2010


Serra diz que não cobrará pedágio na ponte em Guarujá. Mario Covas havia prometido que não cobraria no Rodoanel.

Quanto vale a palavra de um governador demo-tucano?

O ex-governador Mario Covas (PSDB/SP) havia prometido que não cobraria pedágios no Rodoanel. À medida que trechos da via foram abertos ao público, José Serra (PSDB/SP) promoveu uma verdadeira farra de pedágios, fechando o cerco aos motoristas que desejam utilizar a via, com a proliferação de postos de cobranças nos acessos.

O governador demo-tucano paulista, convocou a imprensa com estardalhaço, apenas para inaugurar uma maquete de uma ponte Santos-Guarujá, mesmo sem ter sequer previsão para o início da construção, que depende de licitação, que ainda não foi feita.

Conhecendo a fúria privatista de Serra por pedágios, a ponte virou motivo de especulações sobre quanto seria a tarifa.

Pressionado pelo ano eleitoral, José Serra disse que os motoristas "não devem pagar pedágio... o estado vai dar conta de todos os custos".

Ora, José Serra se faz de bobo e quer fazer o povo de bobo ao mesmo tempo, para ciscar votos enquanto a obra não é nem licitada.

Se achasse que pedágio é indevido para a ponte, então porque ele cobra de forma discriminatória pedágios abusivos em centenas de outras cidades do estado de São Paulo? Por que a população de São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Sorocaba, tem que pagar pedágios abusivos? Muitos trabalhadores que moram em Osasco estão tendo que pagar pedágio para ir ao trabalho. Por que paulistas ricos da capital que vão ao apartamento de praia no Guarujá, que hoje pagam R$ 7,90 para atravessar de balsa, ficariam totalmente isentos? Qual a lógica?

E quem acredita na promessa de José Serra, depois dele descumprir o que Mario Covas havia prometido para o Rodoanel?

quinta-feira, 11 de março de 2010


Choque de gestão de Aécio na saúde entra em estado de choque

Enquanto o governo demo-tucano de Aécio Neves (PSDB/MG) priorizou a construção de um palácio faraônco de governo, o maior pronto-socorro mineiro, Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, entra em estado de choque. E não é de choque de gestão, é de abandono mesmo.

Faltam remédios e equipamentos básicos; faltam profissionais; faltam salários adequados; e falta interesse do governador Aécio Neves (PSDB) para atender as reivindicações dos profissionais.

Esse cenário de múltiplas carências e grave abandono motivou as equipes médicas do Hospital Pronto–Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, a iniciarem às 7h de ontem uma paralisação de advertência, com duração de 24h. Durante o período de paralisação, que termina nesta manhã, os profissionais do maior pronto-socorro mineiro atenderam só os casos mais graves e encaminharam os demais a outras unidades de saúde.

Há 15 meses os médicos que atendem os casos de urgência e emergência do pronto-socorro, referência no atendimento de politraumatizados, intoxicados e queimados em Minas Gerais, iniciaram o movimento “SOS: o HPS João XXII pede socorro”.

A pauta de reivindicações contempla, além da questão salarial, melhores condições de trabalho com garantia de equipes completas; fluxo constante e regular de medicamentos; materiais básicos no atendimento de urgência e emergência, além de leitos em número suficiente para suprir a demanda dos cerca de 450 pacientes que diariamente dão entrada no pronto-socorro.

Livro de ocorrências do Hospital é um diário de calamidades

Relatos escritos no Livro de Ocorrência dos médicos do hospital mostram a realidade dos profissionais da saúde que sofrem com a falta de estrutura.

Alguns exemplos:

29/09/09: “Paciente vítima de acidente causado com hélice de avião, trauma torácico grave à direita com lesão de vários arcos costais e de parede torácica mais contusão pulmonar. Encaminhado ao bloco cirúrgico e retornou à sala de politraumatizados pois não tinha anestesista para resolver o caso”.

16/08/09 – Noturno: “Paciente confuso. Caiu da maca, com trauma fronto-facial à esquerda. Foi amarrado à maca para não cair novamente: sua maca tem grade, mas não à esquerda. (quebrada)

06/03/2009: “Na sala de politraumatizados não há sonda de aspiração adequada para uso em pacientes entubados. A única que há, a mais fina, é no. 12, que não funciona para todos os casos. Isso prejudica a manobra de entubação de pacientes em parada respiratória”.

08/02/2009: “Equipe incompleta de neurocirurgia. Tomografia estragada. Vários pacientes na sala de politraumatizados aguardando exames de tomografia a serem realizados em outro hospital (H. Odilon Bherens). Plantão noturno: tomografia não funciona. Apenas 1 bala de oxigênio para transporte dos pacientes. Não existem monitores para transporte dos pacientes graves. Não existem sondas vesicais (para sondagem de bexiga) de demora no. 14 e 16 no hospital”.

12/02/2009: “paciente O.F.O. – operada de lesão de tendões flexores (mão esquerda), não consegui auxiliar para esta cirurgia, e fiz o procedimento sozinho. A falta de auxiliar é uma constante no setor de cirurgia de mão”.

15/02/2009: “R.T.S. – com trauma craniano, afundamento de crânio, não há sala ou previsão de sala no bloco cirúrgico. Hoje apenas 5 funcionários no bloco cirúrgico, segundo a supervisora de enfermagem. A cirurgia iniciou somente às 03:00 hs da manhã. Não havia aparelho para tricotomia (raspar a cabeça) com bateria, foi usada lâmina de bisturi para raspar. Não havia gorro para a cabeça no bloco cirúrgico, usamos pro-pé (usado nos pés) em seu lugar”.

16/02/2009: “paciente V.F.G. ainda aguarda realização de traqueostomia, pois ainda não compraram cânulas apropriadas para o paciente”.

17/11/08: – “Sem lâmpadas e papel toalha no banheiro masculino do repouso médico há mais de 8 dias”.

24/02/2009: “a reveladora de filmes da tomografia está novamente estragada. Agora, além de não termos os resultados em mãos, temos que ir á sala de tomografia para ver o resultado. Desperdício de tempo e pessoal (que continua deficitário – 3 neurocirurgiões ao invés de 5)”.

25/11/08 às 9h10min: “Atendemos o paciente I.S.R., vítima de atropelamento por caminhão. Paciente grave, com fratura exposta do membro inferior esquerdo… Não há sistema fechado para coletar urina em nenhum setor do hospital (informação confirmada pela farmácia). Estamos expondo nosso paciente a um risco aumentado de infecção por falta de material.

Leia mais aqui e aqui.

Nenhum comentário: